Caminhada da Juruba teve participantes de todo Paraná

Recantos naturais e produtos da agricultura familiar foram atrativos no percurso de 12 km

O tempo contribuiu e a 5ª Caminhada Internacional da Juruba, promovida pela Prefeitura de Apucarana por meio da Fundação Cultural e de Turismo, foi um sucesso absoluto na manhã deste domingo. O evento teve a participação de caminhantes de várias regiões do Paraná e até de Mato Grosso do Sul.

“Tivemos a honra de receber em Apucarana visitantes de Curitiba, Maringá, Londrina, Ivaiporã, Rolândia, Sarandi, Arapongas, Mandaguari e várias outras cidades do Estado”, informa a diretora-presidente da Funcap, professora Maria Agar Borba Ferreira. Segundo ela, foi marcante a presença de uma comitiva de Bataguassu, Município de Mato Grosso do Sul, que faz divisa com Paraná e São Paulo.

O grupo veio a Apucarana para conhecer o circuito de caminhadas e aprender com a organização. Liderados pelo prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, o grupo fez questão de participar da caminhada e se integrar em todas as atividades programadas. “Viemos apreender com a experiência de Apucarana, para em breve também criar a nossa caminhada, como forma de investir em turismo e divulgar mais nossas potencialidades”, afirmou Caravina.

O prefeito Beto Preto recepcionou Pedro Arlei Caravina e sua comitiva, na noite de sábado, em Apucarana, no Royale Hotel. “Agradecemos a sua presença na nossa caminhada e, ao lado da professora Maria Agar, nos colocamos à disposição para contribuir com Bataguassu, na criação da sua caminhada”, disse Beto Preto.

Na Caminhada Internacional da Juruba, a Funcap conta com parceria do Instituto Emater, e apoio de diversos órgãos municipais e entidades ligadas aos circuitos de caminhadas. O evento esportivo e turístico é credenciado pela Organização Não Governamental (ONG) Anda Brasil, tem a chancela da Federação Internacional dos Esportes Populares e faz parte do projeto do governo estadual Caminhadas na Natureza do Paraná. A participação na caminhada é gratuita. Foram taxados por adesão, somente as refeições oferecidas durante o trajeto, ao custo de R$ 8 (café da manhã) e R$ 20 (almoço). O percurso da caminhada foi de quase 12 quilômetros, num circuito fechado, passando por estradas e trilhas de várias propriedades rurais, nas regiões do Xaxim e Juruba.

A concentração dos participantes começou as 6h30 do domingo, na Praça Valmor Santos Giavarina (calçadão da cascata). Na Estação Mina D´Agua, na região do Xaxim, os caminhantes tomaram café da manhã e depois fizeram alongamentos, com um orientador físico.

Durante os 12 quilômetros da caminhada, os participantes tiveram acesso a vários produtos da agricultura familiar, tais como doces e artesanato. “No trajeto os caminhantes contemplaram belíssimos recantos naturais no Sítio da família Siguiura, na Estação Mina D’Água e no Parque Ecológico da Raposa”, informou a diretora-presidente da Funcap, Maria Agar.

O Circuito da Juruba tem o apoio das autarquias municipais da Educação (AME) e da Saúde (AMS), Secretaria Municipal da Agricultura, Guarda Municipal de Apucarana (GMA), Rede TRAF (Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar), Corpo de Bombeiros e escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).