Atrações artísticas, esportivas, e entrega de obras marcam a programação comemorativa

A agenda de eventos oficiais da programação alusiva ao aniversário de 70 anos de emancipação política e administrativa de Apucarana foi divulgada à imprensa na tarde desta quinta-feira (16), na Prefeitura de Apucarana.

Coube ao vice-prefeito Junior da Femac, ao Procurador Jurídico Paulo Sérgio Vital e ao Superintendente de Comunicação, Maurício Borges, parte dos membros da comissão organizadora dos festejos, a divulgação de toda a grade de eventos fechada nos últimos dias.

O prefeito Beto Preto não pôde estar presente da coletiva de imprensa, em função de outros compromissos. Na tarde de ontem, ele estava despachando na Autarquia Municipal de Saúde. Conforme já havia anunciado o prefeito, a programação comemorativa é fruto de um esforço da administração. “Até cogitamos não fazer shows musicais, mas com muito controle de despesas conseguimos economizar recursos para

custear ao menos duas atrações”, ponderou Beto Preto.

A proposta da prefeitura é propiciar a comemoração dos 70 anos de emancipação política e administrativa, chamando a atenção para a auto-estima dos apucaranenses e garantindo uma grande confraternização popular sem a cobrança de ingressos. “A entrega de várias obras e toda a programação também serve de homenagem, principalmente aos pioneiros”, diz o prefeito.

Quanto ao custeio dos shows com os cantores Sérgio Reis e Renato Teixeira, e a dupla Léo e Giba, a prefeitura informou que as contratações foram diretas com os músicos, sem a intermediação de terceiros. O processo público de inexigibilidade de licitação foi inclusive apresentado antecipadamente ao Observatório Social de Apucarana. “O custo vai ser inferior ao que era praticado anteriormente, na casa de R$ 110 mil”, assinala o procurador jurídico Paulo Vital, acrescentando que os demais equipamentos necessários, tais como palco, som, luzes e gerador, entre outros, está sendo contratado em licitação.

O show denominado “Amizade Sincera”, protagonizado por Sérgio Reis – que está comemorando mais de 50 anos de carreira – e Renato Teixeira é o mesmo que já passou por várias capitais do País com grande sucesso. Nele são apresentadas os maiores sucessos da carreira de Sérgio Reis e Renato Teixeira, destacando canções dos gêneros sertanejo e de raiz.

“O calendário de eventos foi viabilizado por meio de parcerias com segmentos organizados da sociedade civil de Apucarana e também com apoio de grupos de cidades vizinhas, principalmente nos eventos culturais e esportivos”, revelou o vice-prefeito Junior da Femac.

“Também teremos um dia de apresentações de artistas locais e regionais, valorizando e incentivando estas revelações da nossa região”, acrescentou Junior.

Com relação às barracas do centro de gastronomia e de artesanato que irá funcionar na Praça Rui Barbosa, a comissão organizadora informa que não será cobrada taxa alguma para o funcionamento delas. “A única orientação transmitida aos comerciantes é no sentido de que sejam praticados preços populares”, assinala Junior da Femac.

 

Eventos esportivos são destaque

 

Na programação anunciada ontem se destacam vários eventos esportivos, como a tradicional Prova Pedestre XXIII de Janeiro, na sua 52º edição. Neste ano a corrida será realizada no dia 1º de fevereiro, um sábado.

A “vinteoitinha” terá largada à tarde, às 15H30, na Praça Rui Barbosa. Já a prova adulta, com inscrições para os 5 mil e 10 mil metros começa  as 20 horas, também em frente à agência da Caixa Econômica Federal. Até o final da tarde de ontem, segundo organizadores, o número de inscritos já superava a casa de 1.500 atletas.

Entre os eventos esportivos também se destaca a 1ª etapa da Copa Paraná de Motocross “Apucarana 70 Anos”, prevista para o domingo, dia 26 de Janeiro. Outro atrativo será a 5ª Volta Ciclística de Montain Bike “Caminho das Águas”, com largada às 7H30, no KM 10 (estrada do Rio Bom), no dia 26.

Da programação constam ainda show de Bicicross (acrobacias), no dia 28, às 16 horas na Praça Rui Barbosa; Torneio de Bocha, no Biguaçú, dia 28 às 16H30; um jogo amistoso de futebol da Seleção Masters de Apucarana, contra a Seleção do Vale do Ivaí, que ainda está sendo definido pela organização.