ASSEAVI E IFPR mobilizados para racionalização da água

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Vale do Ivaí (ASSEAVI), juntamente com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), em parceria com o CREA PR, promoveram no final de semana uma palestra voltada ao meio ambiente.

O tema “Uso e Reuso da Água” foi abordado pela professora eengenheira civil Margolaine Giachini, de Ponta Grossa, especialista no assunto de reaproveitamento das águas. Margolaine falou para um público formado por profissionais da região nas áreas das engenharias e por acadêmicos do cursoTécnico em Agroecologia, que é ministrado no IFPR.

Margolaine enfatizou o uso racional dos recursos hídricos, lembrando que o percentual de água utilizável em nosso planeta não passa dos 3% do total existente.  “A principal ação para a sua conservação é o uso racional antes mesmo do emprego de fontes alternativas de abastecimento, como a água da chuva e o reuso da água. A base da sustentabilidade é o equilíbrio social, econômico e ambiental” lembrou Margolaine.

O diretor da Asseavi, Paulo Otávio Ghizoni, lembra que a “conscientização de todos na racionalização dos recursos hídricos é de suma importância para que todos possam ter qualidade de vida no futuro e nada mais oportuno quecomeçarmos pelos profissionais que atuam no meio ambiente.”