ASENARAG participa da discussão para mudanças no plano de diretor de Arapongas

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Arapongas (ASENARAG) sediou neste mês a reunião da comissão especial do Conselho Municipal do Plano Diretor de Arapongas (CMPD). O encontro, que contou com a participação de representantes das entidades locais, teve a finalidade de discutir a regulamentação da utilização de container na construção civil no município.

Uma nova tendência na construção civil, o uso de contêineres marítimos na construção civil ganha adeptos no Brasil. Projetos mostram que reciclar as grandes caixas metálicas descartadas pelo segmento de transporte pode garantir conforto, beleza, rapidez e sustentabilidade à obra. O tamanho das unidades é adequado à construção modular.

Criado em 2013 pelo secretário de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano, Pedro Paulo Bazana, o CMPD tem como objetivo orientar ações, diretrizes e normas que visam o planejamento futuro de Arapongas. O conselho é composto por representantes da sociedade civil. O primeiro mandato é de três anos (2013/2015).

“O Plano Diretor serve como instrumento básico da política de desenvolvimento do município e sua formulação deve ter a participação do poder público e da iniciativa privada. Nele constam as regulamentações legais para construção dos espaços urbano e rural e para oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população”, afirma o diretor da ASENARAG, Fauzi Geraix Filho.