Arranjo Produtivo Local discute ações para 2014

Cumprindo compromisso assumido, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, incluiu no orçamento de 2014 recursos que vão garantir o desenvolvimento de várias ações para fortalecer o setor de confecções. A rubrica é destinada ao Departamento Municipal do Vestuário, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

Nesta quinta-feira (27/02), algumas das atividades começaram a ser planejadas, durante reunião da governança do Arranjo Produtivo Local (APL), realizada na sede do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale). A Prefeitura de Apucarana foi representada no encontro por Marcelo Eliezer, diretor da Secretaria de Indústria e Comércio, e Marisa Zanini, assessora técnica da pasta.

“Com os recursos garantidos pelo Município, o APL pretende promover o Concurso Garoto e Garota do Boné (previsto para junho), o Censo do Vestuário, o Torneio de Futebol do Boné (previsto para o final de março) e um evento comemorativo aos 10 anos do APL”, cita Patrícia Macedo Papa, secretária executiva do Sivale.

De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Laércio Beani da Costa, o setor também pretende desenvolver um projeto que visa a correta destinação de resíduos, abrangendo as confecções, como empresas de bordado, serigrafia e lavanderia, entre outras. “Pretendemos também nos reaproximar da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) e do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), participando das reuniões mensais dessas entidades”, afirma.

O secretário destaca a importância da união de forças e da mobilização do setor, citando como exemplo o Fórum Norte Paranaense de Desenvolvimento Econômico e do Vestuário, realizado no ano passado. “E, em 2014, está prevista a realização do Censo do Vestuário, que será um levantamento físico e econômico do setor, com o objetivo de detectar problemas, definir soluções e apontar oportunidades”, assinala.