Araguaia Shopping recebe Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos

Iniciativa tem o objetivo de sensibilizar a comunidade a respeito do processo de doação. Em Goiás, a fila de espera por transplantes é de mais de mil pessoas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes, promove, no Araguaia Shopping, campanha para incentivar a doação de órgãos e tecidos. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade a respeito do processo de doação, nesta terça-feira (21), será montado um estande na praça de eventos do shopping, que funcionará, das 10 às 18 horas.

De acordo com diretor da Central de Transplantes, Luciano Leão, a falta de conhecimento é o que mais dificulta a doação. “Queremos fazer com que as pessoas se sensibilizem com a doação de órgãos e tecidos. Hoje as doações não acontecem, por falta de informação”, explica o diretor.

Após morte cerebral confirmada, cada pessoa que se declarar potencial doadora pode salvar pelo menos outras sete pessoas, que aguardam, por exemplo, um transplante renal, de fígado, pâncreas, coração ou córnea. Conforme levantamento da Central de Transplantes do Estado, em Goiás a fila de espera por transplantes é de mais de mil pessoas. Em 2013, foram realizados 919 procedimentos, sendo a maioria deles, 793, de córneas.

Na comparação entre 2012 e 2013, a fila de pessoas que esperavam pela cirurgia diminuiu 36%. Apesar do cenário positivo, o gerente da central, Luciano Leão, diz que o estado enfrenta três grandes desafios na área de transplantes: o reduzido número de hospitais que fazem o procedimento; o pouco envolvimento dos profissionais de saúde e a falta de capacitação dos mesmos.

Existem em Goiás, atualmente, cinco hospitais credenciados para captar e realizar os transplantes. São eles a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, o Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), Hospital Santa Genoveva, Hospital Santa Mônica e o Hospital Jardim América.

Serviço: Campanha de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos
Data: 21 de janeiro
Horário: Das 10 às 18 horas
Local: Praça de Eventos do Araguaia Shopping