Apucarana sedia Conferência de Proteção e Defesa Civil

Com a presença de representantes de 10 municípios, Apucarana sedia nesta terça-feira (25/02) a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. Os debates vão ocorrer ao longo do dia, das 8 às 18 horas, no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Além da escolha de delegados, o encontro definirá 10 princípios e 30 diretrizes, que serão apresentados na etapa estadual.

A conferência está sendo organizada pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), em parceria com o 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente e a Prefeitura de Apucarana. “Participarão dos debates representantes do Poder Público, de conselhos profissionais, comunidade científica, sociedade civil e organizada, além de membros dos Núcleos de Defesa Civil Organizada (Nudecs)”, cita Ana Maria Schmidt, presidente do Conseg.

De acordo com ela, o encontro tem por objetivo fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas, tendo em vista os novos paradigmas para a Proteção e Defesa Civil. “Durante a conferência serão indicados 6 delegados que participarão da etapa estadual, que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril, em Curitiba”, observa.

As discussões vão girar em torno de quatro eixos temáticos: gestão integrada de riscos e resposta a desastres, integração de políticas públicas, gestão do conhecimento e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil.  “Cada vez mais estaremos atuando junto com as comunidades, buscando elaborar em conjunto estratégias de enfrentamento para diversas situações, como alagamentos, desmoronamentos e vendavais. O nosso objetivo é envolver a sociedade nas discussões, o que permitirá respostas mais rápidas e eficientes”, frisa.