Apucarana recupera ponte sobre o Rio Pessegueiro

Trafegar pelas estradas rurais de Apucarana está cada vez mais seguro. Além de já ter promovido a recuperação de mais de 300 dos cerca de 600 quilômetros de vias pertencentes ao município, a Secretaria Municipal da Agricultura conta com parceria da Secretaria Municipal de Serviços Públicos que atua na frente de reforma e reconstrução de pontes.

Nesta semana, relata o secretário de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves, foi concluída a recuperação da ponte sobre o Rio Pessegueiro, importante via de escoamento da produção de leite, soja e milho da região do Bilotte. “Foram três dias de trabalho, onde contamos com a parceria do agricultor Paulo, que forneceu dois eucaliptos para servir de longarina. Nós, da prefeitura, complementamos com a mão de obra e o restante do material”, detalha Gonçalves.

Além de encabeçamento em pedra, que reforça e dá maior longevidade à obra, foram necessárias 43 vigas de cinco metros e cerca de 20 quilos de pregos para revitalizar a travessia de cerca de 8 metros de comprimento.

Em média, uma ponte é recuperada ao mês pela Prefeitura de Apucarana. “Desde o início do mandato já promovemos a reconstrução total de 6 pontes e recuperação parcial (revitalização) de pelo menos outras oito”, relata o secretário de Serviços Públicos. De acordo com ele, as principais localidades já atendidas são a região do Rio do Cerne, Barreiro, Barra Nova, Santa Luzia. “Estamos finalizando agora duas pontes sobre o Rio Clementino, na região do Distrito de São Pedro Taquara. O serviço está em fase de acabamento”, diz.

A próxima localidade a receber a recuperação de ponte é a do Rio Taquarão, em São Pedro Taquara, na estrada rural que liga Apucarana a Marilândia do Sul. “Será uma grande obra, já que a travessia tem cerca de 17 metros de comprimento”, finaliza.