Apucarana recupera ponte sobre o Rio Caviúna

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que atua na frente de reforma e reconstrução de pontes, concluiu nesta semana a recuperação da travessia sobre o Rio Caviúna, na região da comunidade rural do Barreiro. “Trafegar pelas estradas rurais de Apucarana está cada vez mais seguro”, destaca Jaime Gonçalves, secretário Municipal de Serviços Públicos. Ele lembra que em média, uma ponte é recupera por mês pela prefeitura. “Além disso, a Secretaria da Agricultura já promoveu a recuperação de mais de 300, dos cerca de 600 quilômetros de vias pertencentes ao município”, informa o secretário.

Na semana passada, lembra Jaime Gonçalves, foi concluída a recuperação da ponte sobre o Rio Pessegueiro, importante via de escoamento da produção de leite, soja e milho da região do Bilotte. “Foram três dias de trabalho, onde contamos com a parceria do agricultor Paulo, que forneceu dois eucaliptos para servir de longarina. Nós, da prefeitura, complementamos com a mão de obra e o restante do material”, detalha Gonçalves.

Além de encabeçamento em pedra, que reforça e dá maior longevidade à obra, foram necessárias 43 vigas de cinco metros e cerca de 20 quilos de pregos para revitalizar a travessia de cerca de 8 metros de comprimento. “Desde o início do mandato já promovemos a reconstrução total de 6 pontes e recuperação parcial (revitalização) de pelo menos outras oito”, relata o secretário de Serviços Públicos. De acordo com ele, as principais localidades já atendidas são a região do Rio do Cerne, Barreiro, Barra Nova, Santa Luzia.