Apucarana receberá a Rota da Fé de São José

Com a chegada de cerca de 250 peregrinos, prevista para o dia 8 de março, Apucarana será integrada à Rota da Fé. Criada há cerca de 10 anos, o roteiro de turismo religioso pela primeira vez sairá do seu local de origem, que é a região de Campo Mourão. A peregrinação faz parte das atividades preparatórias à tradicional Festa de São José, que ocorre no dia 19 de março.

De acordo com o padre Antonio Luiz de Oliveira, pároco e reitor do Santuário São José, esta edição do evento foi batizada de Rota da Fé de São José e estará em Apucarana nos dias 8 e 9 de março. “A rota, que começa em Campo Mourão, passará por Barbosa Ferraz e Lunardelli, onde existem santuários dedicados à Santa Rita de Cássia, e por Novo Itacolomi, onde tem um espaço dedicado à Madre Paulina. Em Apucarana, os peregrinos serão acolhidos no Santuário de São José e no Colégio São José, onde irão pernoitar”, explica o pároco.

A chegada dos ônibus com os romeiros está prevista para as 18 horas do dia 8 de março, com concentração em frente ao Colégio São José. Em seguida, haverá procissão até o Santuário São José, onde será celebrada a Santa Missa. No domingo, a programação inicia logo cedo, às 6h30, com alvorada festiva, seguida por café da manhã, missa, palestra sobre a vida de São José, visitação às salas de iconografia e à gruta, momento de oração, almoço e visitação a pontos turísticos.

O padre afirma que a Rota da Fé é uma oportunidade para agradecer as graças recebidas e também para fazer pedidos. “Março é o mês em que a Igreja Católica celebra São José e a rota tem por objetivo despertar a fé e a espiritualidade nas pessoas”, afirma, lembrando que a chegada dos peregrinos coincide com o início da Novena de São José no Santuário, que se estenderá até o dia da Festa de São José.

Conforme Mário Felipe, coordenador municipal de turismo religioso, a Rota da Fé de São José é um dos resultados do X Congresso Internacional de Turismo Religioso, realizado no ano passado em Apucarana. “Pela primeira vez, a rota está saindo da região de Campo Mourão e fazendo a integração com vários municípios. Além de proporcionar momentos de oração e de contemplação, os peregrinos poderão conhecer o que existe em cada local, visitando templos e espaços com temática religiosa”, frisa, citando que em Apucarana  os romeiros, além do Santuário de São José, farão passeios até a Catedral Nossa Senhora de Lourdes e os parques da Redenção e de Santo Expedito.