Apucarana define Jogos Escolares com 26 estabelecimentos

A fase municipal dos 61º Jogos Escolares do Paraná, que vai ser disputado em diversas praças esportivas de Apucarana entre os dias 28 de março e 5 de abril, contará com 1.140 atletas de 26 colégios da rede pública e privada. Ao todo a competição vai envolver o trabalho de 96 professores de educação física em cinco modalidades nas categorias “A” (nascidos de 1998 a 2000) e “B” (nascidos de 2001 a 2003) no masculino e feminino: basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia. A abertura festiva oficial está agendada para as 9 horas da próxima sexta-feira, no Centro Esportivo Madre Josafata, do Colégio Nossa Senhora da Glória (Glorinha).

A composição dos grupos foi definida nesta sexta-feira (21/04) em congresso técnico realizado no Centro da Juventude Alex Mazaron. O início dos trabalhos contou com a participação do prefeito Beto Preto (PT), do vice Júnior da Femac, da superintendente Municipal da Juventude, Jossuela Pinheiro, e da coordenadora de Educação Física do Núcleo Regional de Educação (NRE), Lilian Beluco.

“Tenho a certeza de que esta etapa dos jogos vai ser muito bem sucedida. Não vamos medir esforços para criar todas as condições para que, dentro do possível, as equipes do Núcleo e da Secretaria de Esporte possam fazer um bom trabalho. Quero de antemão agradecer a todos os profissionais aqui pelo trabalho que realizam no dia a dia nas escolas. Vocês fazem a diferença”, assinalou o prefeito Beto Preto.

O vice-prefeito Júnior da Femac defendeu os jogos como uma ferramenta para o desenvolvimento integral do ser humano em Apucarana. “Seja ele pobre, rico, branco, negro, japonês, ucraniano, se a partir de competições como estas consigamos fixar este conceito, já seremos todos vitoriosos. Os jogos escolares têm que servir como motivo de inclusão, um momento de construção da cidadania através do esporte”, afirmou.

Em nome da chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), professor Maria Onide Balan Sardinha, a coordenadora Lilian Beluco agradeceu todo o empenho dos professores na realização da fase municipal dos jogos e ao apoio da Prefeitura de Apucarana, por intermédio das secretarias de Esporte e Lazer e da Juventude. “Sem vocês, profissionais, não teríamos esta competição”, disse.

Além do espírito esportivo e de confraternização entre as instituições de ensino, o olhar para os novos talentos foi pontuado pela superintendente Jossuela Pinheiro. “São nestas competições escolares que se revelam talentos que no futuro estarão representando Apucarana em outras cidades do Paraná e até do país. Mas antes de serem ou não campeões, o esporte prepara essas crianças e adolescentes para melhor enfrentar as adversidades da vida e para que sejam bons cidadãos no futuro”, assinalou.

Os vencedores da fase municipal em Apucarana classificam-se para a fase regional que acontece de 25 de abril a 1º de maio na cidade de Faxinal. A realização da fase apucaranense é uma promoção da Secretaria de Estado da Educação através do Núcleo Regional de Educação e Prefeitura de Apucarana, através das secretarias Municipais do Esporte e Lazer e da Juventude, por intermédio do Centro da Juventude.

 

Relação dos 26 colégios participantes da fase municipal

 

CEEBJA – Professora Linda Eiko A. Miyadi

Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas

Colégio Cristão PLGD

Colégio Estadual Alberto Santos Dumont

Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira

Colégio Estadual Cavalcanti de Alencar Furtado

Colégio Estadual Coronel Luiz José dos Santos

Colégio Estadual Nilo Cairo

Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire

Colégio Estadual Pe. José de Anchieta

Colégio Estadual Polivalente de Apucarana

Colégio Estadual Prefeito Carlos Massareto

Colégio Estadual Prof. Izidoro Luiz Cerávolo

Colégio Estadual Profa. Godomá Bevilaqua de Oliveira

Colégio Estadual São Bartolomeu

Colégio Estadual Tadashi Enomoto

Colégio Estadual Vale do Saber

Colégio Estadual Mater Dei

Colégio Nossa Senhora da Glória

Colégio Platão

Colégio São José

Colégio Sesi de Apucarana

Escola Estadual Pe. José Canale

Escola Estadual Prof. Franscico A. de Sousa

Escola Estadual do Campo Pe. Antônio Vieira

Escola Nossa Senhora da Alegria