Apucarana amplia unidade de saúde e anuncia maior qualificação para a rede

O prefeito Beto Preto (PT) e o secretário interino da Saúde, Roberto Kaneta, autorizaram nesta quarta-feira (12/02) obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdecir de Paula, no Jardim Presidente Kennedy.

Com recursos na ordem de R98 mil conquistados junto ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde, os serviços serão executados pela empreiteira Deca (vencedora da licitação), que tem 120 dias para concluir o projeto. “A demanda por atendimento nesta unidade, também chamada de miniposto de saúde, cresceu muito nos últimos anos. A construção de unidades pequenas como estas, inclusive, é uma política equivocada na minha visão. A obra que estamos autorizando agora, marca a implantação de uma nova maneira de gerirmos toda a rede de saúde básica em Apucarana, que passa prioritariamente por um novo pensamento, que tem como foco investimento e planejamento para a efetiva melhoria do atendimento ao cidadão”, enfatizou o prefeito Beto Preto.

Com a ampliação, a área construída da UBS Valdecir de Paula vai saltar dos atuais 108,70 metros quadrados, para 160,31 metros quadrados. “A demanda da Saúde acontece todo o dia, por isto temos como metas, além da manutenção e ampliação da infraestrutura física, investir em qualificação de toda a nossa rede. No dia a dia a determinação que temos dados aos nossos profissionais é que acolham a população com amor e carinho. Em todos os procedimentos, o sentimento cristão tem que prevalecer, com a pessoa tendo acesso a um serviço público de qualidade”, disse o prefeito.

Segundo ele, muitos desafios já foram vencidos. “Temos muito ainda por fazer, mas quem está usando (o sistema municipal de saúde) sabe das mudanças positivas que já foram e estão sendo implementadas. Nas próximas semanas estaremos autorizando novas obras para o setor de Saúde”, disse Beto.

Planejamento – Durante a assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação da unidade do Jardim Kennedy, o prefeito Beto Preto anunciou que ainda neste ano deve ter início, de forma piloto, a ampliação de serviços oferecidos nas unidades básicas de saúde (UBS). “Vamos definir duas ou três UBS mais movimentadas para oferecer coleta de exames, que vão poder ser agendados previamente pelo cidadão”, exemplificou o prefeito, concluindo que os trabalhos da Secretaria de Saúde estão sendo bem conduzidos pelo secretário Hélio Kissina e pelo interino, Roberto Kaneta, que responde originalmente pela superintendência da pasta.