Apucarana abre programação da Semana do Idoso

Com 35 Grupos Conviver, que reúnem em torno de mil pessoas da terceira idade, Apucarana abriu hoje a programação a Semana do Idoso, comemorada de 22 a 28 de setembro. O evento, realizado no Centro de Convivência do Idoso (antigo Clube da Sabedoria), foi marcado por música, lanche e a atividade “fala da experiência”, com depoimentos motivacionais de quem está fazendo da vida depois dos 65 anos uma das melhores fases de sua existência.

O prefeito Beto Preto também conduziu sua fala motivando os presentes viver a terceira idade com alegria, buscando realizar atividades que lhes proporcionem momentos agradáveis e os auxiliem a manter a boa saúde, como a atividade física e a integração proporcionada através das ações desenvolvidas pela Secretaria da Assistência Social a essa faixa etária da população apucaranense. “Vejam a prefeitura como uma parceira. Precisamos que vocês opinem, nos oriente no que mais podemos fazer. As atividades da terceira idade têm que ser pensada por todos. Muitas vezes o interesse do grupo de um bairro não é o mesmo dos outros”, afirmou Beto Preto.

Beto Preto anunciou os planos de mudar a sede do Centro de Convivência do Idoso, na região do Jardim Colonial, para um local de mais fácil acesso para os freqüentadores em geral. “Estamos procurando um lugar mais centralizado para fazer um trabalho com mais vigor e colocarmos em práticas as ações que queremos implementar. Também vamos disponibilizar pelo menos uma vez por semana, em cada academia ao ar livre da cidade, a presença de um educador físico para prestar orientações sobre a forma correta de praticar os exercícios”, disse o prefeito.

A secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, lembra que a programação comemorativa a Semana do Idoso vai se estender até sábado. “Amanhã (23), também no Clube da Sabedoria, acontece piquenique com bingo. Na quarta-feira, a programação é religiosa, com missa na Catedral Nossa Senhora de Lourdes às 15 horas.

Na quinta-feira, das 8 às 12 horas, na praça central, a organização da Semana do Idoso vai oferecer atividades físicas e dança. Na sexta-feira, às 14 horas, no Clube da Sabedoria, está previsto baile e, no sábado, às 14 horas, a programação será encerrada com passeio fotográfico, em pontos turísticos da cidade, no Parque Municipal Jaboti e na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea).

Mais informações de como participar da programação podem ser obtidas no Centro Social Urbano de Apucarana pelo telefone 3425-1511. Dados do Censo Demográfico 2010, realizado pelo IBGE, revelaram um aumento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.