AMIGOS DO PLANETA NA ESCOLA ENTREGA TABLETS COM CONTEÚDO DIGITAL PARA ESCOLAS PÚBLICAS NO INTERIOR DA BAHIA

Projeto auxilia educadores com tecnologia desenvolvida para a educação e dá continuidade ao programa que já impactou 60 mil pessoas em Irecê (BA)

 O Instituto Brasil Solidário (IBS) acaba de firmar mais uma importante parceria na área de Educação. A Evobooks, editora digital que desenvolve conteúdo interativo, passa a fornecer ao Instituto softwares educacionais, que estão sendo instalados em tablets para uso em sala de aula. A inovação será implementada pelo projeto Amigos do Planeta na Escola em duas escolas públicas de Irecê, município localizado no interior da Bahia, na região da Chapada Diamantina, e que já recebeu outras atividades do programa em anos anteriores. O projeto é uma parceria do IBS, Casas Bahia e Palmeirinha Ação Social.

“Nossa proposta é auxiliar os educadores com as novas tecnologias que permitam maior percepção de assuntos abordados nas escolas. Com isso contribuímos não só com o educador, que passa a ter ferramentas atuais de ensino em suas mãos, mas com as formas de se abordar o conteúdo curricular ao aluno atual, cada vez mais tecnológico”, explica Luis Salvatore, coordenador de projetos do IBS.

A primeira cidade a receber os tablets, fornecidos pela Pearson Education, e os softwares educacionais será Irecê. O coordenador pedagógico da Escola Municipal Luis Viana Filho, Jefferson Maciel Teixeira, veio especialmente para a cidade de São Paulo, em janeiro, participar de treinamento com os novos programas educativos e aprovou. “É muito fácil e simples utilizar os softwares. Além disso, é possível, a partir desse novo conteúdo, visualizar coisas que os livros didáticos não têm, como a interação em 3D. Tenho certeza que vai agregar muito em sala de aula”, afirma.

O coordenador pedagógico terá a missão de implementar o novo conteúdo aos educadores do Ensino Fundamental I e II de sua região. “A princípio mostrarei as potencialidades dos novos conteúdos durante a Jornada Pedagógica, evento que reúne nossos educadores antes do ano letivo. A ideia é que o material agregue no desenvolvimento das aulas. Depois, após a implementação junto aos professores, farei acompanhamento para checar os resultados obtidos, se o nível de reprovação em determinadas matérias, por exemplo, diminuiu”, acrescenta.

Tecnologia na escola – O Instituto Brasil Solidário, a partir de programas educacionais que desenvolve, como o Amigos do Planeta na Escola, parceria com a Casas Bahia e a Palmeirinha Ação Social, sempre teve uma preocupação em inserir novas ferramentas de ensino, em suas ações de Educomunicação.

“Desde 2009 realizamos a rádio-escola, fornecendo todo o material e ensinando os alunos a produzir conteúdo e utilizar mais esse canal de comunicação. Também levamos a fotografia em nossos projetos desde 2004, realizando diversas oficinas do gênero. Posso afirmar que sempre temos um grande retorno das escolas públicas envolvidas, inclusive com a inserção de jovens no mercado de trabalho. Fornecer tablets com conteúdo 3D é só mais um passo que damos para atualizaras formas de aprendizado e torná-lo mais prazeroso”, ressalta Luis Salvatore.

Esta nova atividade do Instituto Brasil Solidário vai de encontro com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), que realiza o projeto Tablet Educacional. Esse projeto visa disponibilizar aos professores e alunos da rede pública do país o dispositivo móvel. “Nós já realizávamos esse trabalho com uso desta tecnologia e ficamos contentes ao percebermos que estamos no caminho certo”, conclui Salvatore.

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário desenvolve projetos sustentáveis há mais de 15 anos que permitem ao beneficiado aprender a se desenvolver sozinho e a multiplicar as ações vivenciadas nas várias áreas da educação, como incentivo à leitura, educomunicação, arte e cultura, educação ambiental, saúde e empreendedorismo.

Todas as ações desenvolvidas — promovidas nos municípios escolhidos para a realização das atividades — são gratuitas e, a curto, médio e longo prazo, buscam instruir e favorecer a formação do novo cidadão por meio de comprometimento, inovação e, principalmente, do estímulo para uma mudança de atitude. Saiba mais em www.brasilsolidario.org.br.