20ª edição da Festa da Cerejeira se antecipa a Copa

Programada para acontecer 15 dias antes período tradicional em função dos jogos da Copa do Mundo, a 20ª edição da Festa da Cerejeira de Apucarana será realizada entre os dias 5 e 8 de junho. A data diferenciada foi anunciada oficialmente ontem durante visita da comissão organizadora do evento ao prefeito Beto Preto. “Viemos convidar o prefeito para prestigiar nossa festa e ao mesmo tempo buscar a parceria da administração municipal para realização do evento”, afirmou o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), Paulo Yoshii.

Destacando a grandiosidade da festa, que já há alguns anos está inserida calendário de eventos oficiais do Paraná, Beto Preto garantiu o apoio do município para que 20ª edição repita o sucesso dos anos anteriores. “A Festa da Cerejeira é de Apucarana e temos o compromisso de sempre sermos parceiros da colônia japonesa nesta e outras questões”, afirmou Beto Preto.

Com o diferencial de nesta edição constar homenagens aos 70 anos de aniversário de Apucarana, a programação artística e cultural mantém as apresentações de Taikô (tambores), Sakurá Odori (dança da Cerejeira), Bon Odori e outras atrações da cultura oriental e também regional. O Salão do Automóvel, Feira da Indústria e Comércio e a praça de alimentação, com destaque para os pratos da culinária japonesa, como o Sukyaki, Yakissoba, Udon, Sushi, Sashimi e Tempurá, completam as atrações que prometem atrair a média de 30 mil visitantes durante os 4 dias de festa.

Participaram da audiência com o prefeito Beto Preto, o presidente da Acea, Paulo Yoshii, Satio Kayukawa, Jorge Nishikawa, Jun Kokufu, Jaime Miyazaki, Célia Yoshii, Yuri Takeda, Keniti Ishida e Joana Yoshida. Criada por uma iniciativa da ACEA com o objetivo de divulgar a cultura do país de origem dos imigrantes japoneses no município, a Festa da Cerejeira de Apucarana tradicionalmente é realizada na segunda quinzena de junho para culminar com o auge da florada das árvores da cerejeira que embelezam praças e várias ruas da cidade durante o inverno.