Virada Exclusiva recebe palestra sobre Umami

Chef Cássio Prados dará dicas de como a gastronomia molecular pode ajudar na percepção dos gostos

De 30 de novembro a 04 de dezembro acontece a quarta edição da Virada Exclusiva, um evento realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento tem o intuito de estimular a cidadania e inclusão social através do esporte, cultura e lazer.

Cássio Prados, chef, gastrônomo, pesquisador, instrutor e consultor do mercado de alimentação vai ministrar, no dia 04 de dezembro a palestra “A Cozinha dos Sentidos”, na qual pretende apresentar receitas que incentivem os participantes a perceberem e distinguirem os gostos doce, salgado, azedo, amargo e umami, este último reconhecido no ano 2000 como quinto gosto do paladar humano.

“É importante disseminarmos o umami, já que, assim como os outros quatro gostos básicos, ele também está presente nos alimentos e nas preparações”, comenta Cássio. O Umami pode ser naturalmente encontrado, sobretudo, em alimentos proteicos, como carnes vermelhas, peixes e queijos.

O foco da apresentação será a gastronomia molecular. “Essa técnica facilita a identificação de gostos, sabores e texturas. Isso porque possui diversos artifícios que despertam interesse e, consequentemente, mais atenção das pessoas que estão apreciando o prato”, explica o chef.

A palestra, que terá como público pessoas frequentadoras do Sesc e ONGs que atendem deficientes físicos, acontece no dia 4 de dezembro, às 19h, na unidade de Campinas do Sesc. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.sesc.org.br.

Para mais informações sobre a Virada Exclusiva acesse: www.sesc.org.br.