Vice-prefeito prestigia o 36º aniversário do Batalhão da Polícia Militar

O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana comemorou nesta quinta-feira (24/10)  o 36º aniversário. A solenidade, realizada na Associação dos Militares Estaduais do Vale do Ivaí (Amevi),  contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. O vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior, representou na cerimônia o prefeito de Apucarana, Beto Preto, que está em Brasília cumprindo agenda de interesse do Município.

Junior da Femac destacou a importância do Batalhão para Apucarana e região, além da parceria com o Município, especialmente nos trabalhos desenvolvidos junto com a Guarda Municipal. “O Batalhão chega aos 36 anos em plena vitalidade, com um comandante pé vermelho, que conhece os anseios de Apucarana e região, com o aporte do governo do Estado, que tem liberado mais viaturas e realizado concursos para aumentar o efetivo, e com o apoio da Prefeitura de Apucarana, que tem a Guarda Municipal como parceira para o desenvolvimento de ações integradas”, pontua.

O tenente-coronel Aimoré Nunes Moreira, que assumiu o comando do 10º BPM há cerca de dois meses, destacou o comprometimento do efetivo e a colaboração da população através de denúncias. “São profissionais valorosos que, com o seu trabalho, tem ajudado o Batalhão a cumprir a sua missão e a atingir as metas estabelecidas. A participação da população, através de uma pequena informação, também tem nos auxiliado muito”, frisa o tenente-coronel Aimoré.

Durante a solenidade também foram prestadas homenagens a membros do efetivo da ativa e da reserva, por ações diferenciadas e de destaque em prol da Polícia Militar. Também foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao sargento Anderson Joani, morto no mês de agosto, em Mauá da Serra, durante confronto com criminosos.

A solenidade que marcou o aniversário do 10º BPM foi presidida pelo tenente-coronel, Márcio Luiz Tibério Passos  -  comandante do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMec), que, por ordem de precedência, era a maior autoridade militar presente no local – e contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre as quais o tenente-coronel João Jorge dos Santos Júnior, o major Hemerson Saqueta Barbosa, comandante 4º Subgrupamento de Bombeiros e do juiz Osvaldo Soares Neto, diretor do Fórum de Apucarana, além do deputado estadual Pedro Lupion e do presidente da Câmara de Vereadores, José Aírton de Araújo.

HISTÓRICO - O 10º Batalhão de Polícia Militar é oriundo do 5º Batalhão de Polícia Militar de Londrina/PR. Assumiu a responsabilidade de Policiamento ostensivo preventivo atuando em 17 municípios da região do Vale do Ivaí no dia 19 de Abril de 1977, através do decreto Lei nº 3289, quando foi criado o 10º BPM, sendo inaugurado no dia 24 de Outubro de 1977. Teve sua primeira sede na Rua Clevelândia e, no final do ano de 1982, foi transferido para atual sede na BR 369, Km 209, saída para Maringá. Cabe ao 10º Batalhão de Polícia Militar a segurança preventiva, ostensiva e repressiva, através do seu policiamento, numa área que compreende 27 (vinte e sete) municípios.