Trabalhadores da Alimentação ampliam representatividade no RJ

Entidade sindical nacional irá inaugurar unidade em Petrópolis para estimular a mobilização local e participar diretamente de negociações com indústrias. Iniciativa atingirá 58,5 mil trabalhadores no Estado

 Como parte da comemoração dos 25 anos da entidade, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins), irá inaugurar, no próximo dia 25 de novembro, uma filial em Petrópolis (RJ). O objetivo é fortalecer a organização da federação e dos sindicatos locais para estimular a mobilização dos trabalhadores da categoria e participar diretamente de negociações com o patronal. Uma reunião com os empresários ligados às indústrias alimentícias do Estado está prevista para o dia seguinte, às 10h, no Grande Hotel Petrópolis. A programação se estende até o dia 28, no hotel Royal Tulip (São Conrado/RJ), com o lançamento da Cartilha dos Trabalhadores do Setor Frigorífico no Estado e discussão de ação coletiva da categoria para fins de correção do FGTS no período de 1999 a 2013. Atualmente, a CNTA Afins representa 1,6 milhão de trabalhadores da categoria da Alimentação no País, sendo 58,5 mil localizados só no RJ. Representante da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação, Agricultura, Hotelaria e Afins (UITA), Enildo Iglesias, estará presente no evento.

De acordo com Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA Afins, a instalação da unidade da entidade no RJ é importante para estreitar o relacionamento da confederação com trabalhadores e dirigentes sindicais, além de aprofundar negociações e discussões políticas, e desenvolver um trabalho efetivo com indústrias importantes como a Itaipava (bebida). A CNTA Afins já possui unidades em Limeira (SP), Porto Alegre (RS), Rondônia (RO) e sub-sede em São Paulo (SP).

“A partir desta inauguração, estaremos apoiando as entidades sindicais no fortalecimento das organizações em busca de melhorias para os trabalhadores. Evidentemente não iremos trabalhar só em Petrópolis, mas abranger todo o RJ. Esta localização foi escolhida por envolver uma forte indústria do setor de bebidas, o qual pretendemos desenvolver um trabalho próximo daquele que fizemos com o setor frigorífico, focando o combate aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.”, comenta Bueno.

Cartilha e correção do FGTS

 Em visibilidade a comemoração do aniversário de 25 anos da CNTA, a entidade irá realizar, nos dias 27 e 28, evento comemorativo e de planejamento para o próximo ano, no hotel Royal Tulip, em São Conrado (RJ). Na ocasião, será lançada a Cartilha dos Trabalhadores do Setor Frigorífico no Estado, que contém a publicação da Norma Regulamentadora nº 36 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicada em abril de 2013. O Brasil possui atualmente quase 400 mil trabalhadores no setor, sendo 9,4 mil apenas no RJ.

Também será realizado o VII Encontro dos Profissionais de Direito das Entidades Sindicais dos Trabalhadores da Categoria da Alimentação, que discutirá a possibilidade de reivindicar na Justiça a correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pela inflação, no período de 1999 a 2013. Entre as principais novidades para o próximo ano, a CNTA anuncia o complemento da organização das Secretarias Nacionais da Alimentação (criadas em 2012), a criação do departamento internacional da confederação, o lançamento de campanha nacional de sindicalização, a criação de cursos de formação de dirigentes sindicais e o início da operação de trabalhos efetivos para o setor de bebidas, o segundo da categoria da Alimentação com maior número de casos de acidentes e doenças ocupacionais. O setor possui quase 145 mil trabalhadores no País, com 15,5 mil profissionais localizados no RJ.

Confira a programação:

27 de novembro

8h às 9h entrega de material

9h às 10h15 abertura e apresentação do vídeo-documentário dos 25 anos da CNTA

10h15 às 11h30 palestra motivacional, inovação e planejamento com Alfredo Rocha, e lançamento de cursos online

11h30 às 11h45 homenagem ao aniversário de 25 anos da CNTA

11h45 às 13h avaliação dos 25 anos de atividades da CNTA

13h às 14h almoço

14h às 16h discussão e planejamento para o ano de 2014, com retomada das  composições, definindo as atribuições das Secretarias Nacionais da Alimentação

16h às 18h lançamento da Cartilha dos Trabalhadores do Setor Frigorífico

18h encerramento dos trabalhos do dia com jantar

28 de novembro

9h às 11h30 reunião dos profissionais de Direito das entidades sindicais da  categoria dos trabalhadores da Alimentação, dirigentes sindicais e colaboradores  em geral para avaliar a tendência da Justiça referente à correção do FGTS dos trabalhadores e outros direitos.

11h30 avaliação da necessidade de retomar a discussão após o almoço

Local:

Royal Tulip Rio de Janeiro – Rua Aquarela do Brasil, n° 75, São Conrado – 22610-010 – Rio de Janeiro – Brasil

DADOS DO DIEESE:

http://www.cntaafins.org.br/trabalhadores-da-alimentacao-ampliam-representatividade-no-rj

Mais informações:

www.cntaafins.org.br