Secretário de Saúde de Porto Real recebe prêmio na Bahia

Renato Ibrahim foi eleito um dos 50 melhores gestores do Brasil

Acontece entre os dias 8 e 11 de dezembro na Costa do Sauípe, na Bahia, o Prêmio Dr. Carlos Chagas, que condecora os 50 melhores secretários municipais de Saúde do Brasil. Os critérios de seleção para o prêmio são: os projetos e obras municipais na área de saúde, o destaque do município por meios de comunicação; análise dos recursos da verba pública; índice de mortalidade infantil e análise das medidas gerais de proteção à saúde da população.

O município de Porto Real foi escolhido por apresentar, 100% cobertura na atenção básica; 100% cobertura na saúde bucal; redução da taxa de mortalidade infantil e o aumento do percentual aplicado na área de saúde. Enquanto o Ministério da Saúde preconiza investimento de 15% da verba pública na área de saúde, só nos dois primeiros quadrimestres desse ano foram gastos 24,98% ante 23,77% do ano de 2012.

Para a responsável pelo Setor de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde, Giane Gióia, a importância do prêmio é o resultado do reconhecimento por um bom trabalho realizado: “Isso tudo faz com que o município seja avaliado e os órgãos que medem os percentuais, enxerguem a resolutividade, eficiência e eficácia do município. Esses são os ícones preconizados pelo Ministério da Saúde”, ressalta Giane. O secretário de Saúde, Renato Ibrahim afirma que o prêmio é fruto do trabalho de todos: “É o resultado do trabalho em conjunto, do comprometimento e dedicação de cada um da saúde. Esse prêmio não é só meu. É de todos os munícipes. É a maior satisfação poder receber esse prêmio”, comemora Renato Ibrahim.