Secretaria da Mulher participa de workshop sobre cultura afro

Fazendo parte das ações alusivas ao Dia da Consciência Negra, o Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado promoveu o Workshop África de Corpo e Alma. O evento, que tinha atividades programadas nos períodos diurno e noturno, foi realizado no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada no Núcleo Habitacional João Paulo. A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, participou do evento na parte da manhã, quando fez uma breve explanação sobre os serviços oferecidos pela pasta, especialmente os relacionados à violência contra a mulher.

Denise lembrou que o Município oferece atendimento social, jurídico e psicológico. “Pedimos para que a mulher envolvida numa situação de violência procure ajuda e denuncie a agressão ou ameaça. Caso pressinta a ocorrência de agressões, ela deve sair do local antes que elas aconteçam. Isso é muito importante para sua segurança”, ressalta.

De acordo com Gesualdo Borges da Silva, diretor do Colégio Heitor Furtado, o workshop abordou questões como diversidade, valorização, religiões e cultura afro. “Os debates enfocaram diversidade dentro da escola e da sociedade, a valorização do negro, religiões de matriz africana e a inserção da cultura afro no currículo escolar. Além disso, tivemos apresentação do Grupo Baquetá, de Curitiba”, assinala. Além da “Heitor Furtado”, o workshop teve ainda a participação de estudantes do Colégio Estadual Francisco Antônio de Souza e do Colégio Agrícola Manoel Ribas.