Secretaria da Mulher doa produção do ano a entidades sociais

As milhares de peças de roupas e acessórios produzidos ao longo deste ano nas aulas e oficinas profissionalizantes oferecidas gratuitamente à comunidade pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, através de cursos próprios e viabilizados via parcerias com outras secretarias, entidades de ensino técnico e governos Estadual e Federal, estão sendo doadas a entidades sociais.

Nesta terça-feira (17/12), a equipe municipal realizou a entrega dos materiais à ala feminina da Casa de Misericórdia e ao abrigo do menor “Lar Sagrada Família”. De acordo com a secretária da pasta, Denise Canesin Moisés Machado, a produção veio de cursos de malharia realizados no Centro de Oficinas Mulher Cidadã, localizado no Jardim América, e também dos programas Projovem Trabalhador -  Juventude Cidadã, na vertente do Vestuário (costureiro), e do curso de costura industrial viabilizado junto ao Senai, por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), com participação das secretarias da Assistência Social e Agência do Trabalhador de Apucarana.

“Todas estas atividades cumpriram sua função principal, que objetivou formar profissionais. Muita peça de qualidade foi produzida pelos alunos no decorrer das aulas. Fizemos um balanço do ano e decidimos que todo este material seria de grande auxílio para estas entidades”, destacou a secretária.

Na Casa da Misericórdia, que acolhe socialmente mulheres na faixa etária de 39 a 70 anos e é um espaço mantido pela comunidade, foram doadas 295 camisetas, 16 bermudas e 1.076 bonés. Já ao Lar Sagrada Família (abrigo do menor), instituição filantrópica sem fins lucrativos que visa exclusivamente o acolhimento de crianças e adolescentes, foram repassadas pela prefeitura 300 camisetas infantis manga-longa, 250 camisetas infantis manga-curta, 100 bermudas infantis e 15 conjuntos para bebês recém nascidos.

O prefeito Beto Preto (PT) destacou os resultados obtidos pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família através das parcerias e frisou que a administração municipal tem como foco a profissionalização. “Nada mais digno para uma pessoa do que conquistar o pão por seu próprio esforço, e é isto que a prefeitura tem oportunizado, condições das pessoas realizarem cursos de aprendizado e de aperfeiçoamento, para que o jovem, a mãe e o pai de família possam conseguir seu lugar ao sol no mercado de trabalho”, frisou o prefeito.

Serviço - Interessados em saber sobre os cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Oficinas Mulher Cidadã e pelo Centro de Qualificação Total, ambos localizados no Jardim América, podem obter mais informações pelo 3426-9153, ou pelo 3426-7241, respectivamente. Além do Centro de Qualificação Total, para saber mais sobre os cursos do Pronatec a pessoa pode contatar ainda qualquer CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, o Centro Social Urbano do Parque Bela Vista, ou ainda a Agência do Trabalhador de Apucarana.