Rotarianos procuram área para nova Casa da Amizade

Uma comissão formada por representantes dos “rotaries clubs” de Apucarana estiveram nesta terça-feira (26/11) no gabinete do prefeito de Apucarana, o Beto Preto (PT). Como porta-voz do grupo, a presidente da Associação das Senhoras de Rotarianos (ASR), Silvani Lourin Hosp, expôs a necessidade das entidades em encontrar uma área mais ampla para a edificação de uma nova Casa da Amizade – local onde são realizados encontros sociais das organizações e atividades de cunho social – e oficializou pedido de ajuda à prefeitura.

O atual prédio da Casa da Amizade tem 30 anos e está localizada no Jardim São Pedro. “Diante do crescimento da cidade e das atividades realizadas pelos rotaries, o espaço tornou-se pequeno. Tem menos de 300 metros quadrados e cabe entre 200 e 220 pessoas bem apertadas. A condição de estacionamento também é outra situação complicada no atual lugar”, relatou a rotariana.

Segundo ela, as promoções feitas pelas instituições hoje atraem em média 450 pessoas. “São todas ações beneficentes, cuja renda é sempre revertida totalmente em favor de entidades sociais. Para atender a esta nova realidade, em muitos casos precisamos locar outros espaços, o que acaba despendendo mais despesas”, disse.

Ao receber o pedido no sentido da Prefeitura de Apucarana disponibilizar uma área em doação, o prefeito Beto Preto declarou estar receptivo. “A Casa da Amizade é uma marca da cidade. Os rotaries clubs exercem grande função social e têm um legado de ações indiscutível em nossa sociedade, por isto sou completamente a favor”, destacou Beto.

Durante a reunião, o prefeito encarregou o secretário de Obras, vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac) em buscar algumas áreas pertencentes ao município e levar para apreciação da comissão rotariana. “Tem que ser um local amplo, com visibilidade, fácil de chegar”, comentou.

A nova sede da Casa da Amizade, segundo os representantes, será edificada com recursos oriundos de promoções realizadas pelos rotaries de Apucarana. A intenção é conquistar uma área de pelo menos 3 mil metros quadrados e edificar um prédio de cerca de 800 metros quadrados. “Que possa receber ações que atraiam entre 500 e 600 pessoas e ter local de fácil estacionamento”, projetou Silvani Lourin Hosp, presidente da Associação das Senhoras de Rotarianos (ASR).

Os rotaries de Apucarana são Rotary Club Apucarana, Rotary Club de Apucarana-Sul, Rotary Club Cidade Alta e Rotary Clube Apucarana 28 de Janeiro.

O que é – O Rotary Club é um clube de serviço presente em todo o mundo e fundado nos Estados Unidos da América (EUA), na cidade de Chicago, no ano de 1905. O Rotary funciona em três níveis distintos, interligados e igualmente importantes: clube (Rotary Club), distrito e Rotary International (RI).

É formado por profissionais, em geral líderes em suas comunidades, e que prestam serviços voluntários em favor da sociedade. A entrada em um Rotary Club geralmente é feita através de convite feito por um sócio com a aprovação do clube e/ou conselho diretor. As exigências de ingresso em um clube são de caráter moral e profissional.

O Rotary é a maior ONG (Organização Não Governamental) do mundo e se identifica sempre por uma marca, logotipo, que é uma roda denteada. Os rotarianos a usam em forma de um pequeno distintivo, como forma de se identificarem.

No nível do clube realizam-se atividades familiares, planejamento e arrecadação de fundos e implantação de projetos sociais (chamados pelo anglicismo humanitário) na cidade.

Cada distrito é administrado por um governador distrital com mandato de um ano. A função do governador é estimular a convivência e o trabalho dos clubes. Os distritos promovem encontros anuais para treinamento, reciclagem de informações e congraçamento social.

O conjunto dos mais de 500 distritos rotários em todo o mundo forma o Rotary International (RI), entidade coordenadora e normatizadora dos clubes. O RI é responsável pelos mecanismos que permitem, entre outras atividades, o combate à poliomielite e os programas de intercâmbio de estudantes.

No Brasil existem 52.148 rotarianos, 2.305 clubes, 38 distritos, 626  Rotaract Clubs, 689 Interact Clubs e 9.447 rotarianas.