Rodonorte entrega enxovais para 230 gestantes de Apucarana

Num programa realizado em parceria com a prefeitura, a concessionária Rodonorte entregou hoje (10) Kits de enxoval para 230 gestantes atendidas na Casa da Gestante de Apucarana. Segundo a coordenadora dos programas sociais da empresa, Rúbia Galvão, conforme foi firmado no convênio assinado com a administração municipal em outubro, o atendimento vai continuar regularmente em 2014, com a primeira entrega dos kits já programada para fevereiro.

Com uma média de 1,5 mil grávidas atendidas anualmente na Casa da Gestante, a Rodonorte mantém um cronograma de entrega dos kits a cada dois meses. A ação faz parte do Programa Parto Humanizado da concessionária, que visa contribuir para redução da mortalidade materna e infantil no município.

O objetivo é auxiliar os municípios na luta pela saúde das gestantes e dos bebês por meio do incentivo à realização de pelo menos sete consultas pré-natal, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao completarem as consultas, as gestantes recebem um enxoval para o bebê. As mamães também precisam ser acompanhadas pela secretaria municipal de saúde, atendimento que em Apucarana é feito através da Casa da Gestante.

“O Programa Parto Humanizado é uma motivação extra para termos a adesão das gestantes ao pré-natal e já temos resultados bastante positivo dessa parceria. Estamos trabalhando com a expectativa de fechar 2013 com um dos índices mais baixos de mortalidade infantil na cidade, com 9 natimortos para cada 1000 nascidos vivo. Esse índice é comparado ao de países dos países do primeiro mundo”, anunciou o secretário da Saúde, Hélio Kissina. Também participaram da entrega dos Kits de enxoval a secretária da Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, e a coordenadora da Casa da Gestante, Sidneia Mesquita.