Programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) abre as inscrições para certificação

Está no ar o site de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS): http://www.cas-online.org.br, o primeiro site com sistema voluntário de certificação para aplicadores aéreos no Brasil. O objetivo é incentivar a capacitação e a qualificação de empresas de aviação agrícola e de operadores aeroagrícolas privados. 

A partir do dia 1º de dezembro estarão abertas as inscrições para que as empresas se cadastrem e submetam sua documentação para certificação.

“Nessa fase do projeto vamos trabalhar os conceitos legais da operação: documentação, exigências legais que possam aferir que a empresa está legalmente habilitada para prestar o serviço. Tudo isso tem como principal objetivo averiguar se as empresas estão em dia com suas obrigações legais, evitando assim riscos de impactos legais e ambientais dessa atividade”, explica José Annes Marinho, gerente de educação da ANDEF.

Depois da primeira etapa, as empresas que obtiverem a certificação terão seus nomes publicados para consulta e em seguida passarão para segunda etapa da certificação que está relacionada a capacitação dos responsáveis técnicos que será realizado ainda no primeiro semestre de 2014. As inscrições serão periodicamente abertas para novas remessas de certificações. A proposta é que, a partir do segundo semestre de 2014, o sistema fique aberto definitivamente.

O projeto é resultado da parceria entre a ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal), o SINDAG (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) e a FEPAF (Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais), além de contar com o apoio das universidades Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCA/Unesp Jaboticabal), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

No site é possível também verificar mais informações sobre como obter a certificação: http://www.cas-online.org.br/?page_id=154