Prefeitura oficializa área para sede própria da Emater em Apucarana

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), confirmou nesta quinta-feira (26/12) que a prefeitura está doando terreno de 1.050 metros quadrados, em área da antiga Estação Ferroviária do Jardim América, para que o escritório regional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) edifique sede própria. O projeto de lei sob o número 195/2013 está sendo votado nesta semana pelos vereadores em sessões extraordinárias.

Segundo projeto apresentado recentemente ao Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e à Secretaria Municipal de Obras, o prédio será de dois pisos (térreo e primeiro andar) e terá cerca de 300 metros quadrados de área construída. “Pelo que nos foi repassado pelas chefias, abrigará os escritórios local e regional da Emater. Para Apucarana é uma satisfação poder contribuir para a expansão desta importante autarquia estadual, que há anos presta assistência técnica junto ao homem do campo em benefício de toda a sociedade paranaense”, frisou o prefeito Beto Preto.

A Emater atua no município desde a década de 70 e, apesar de abranger 13 municípios, nunca teve sede própria, funcionando sempre em locais alugados. “Ao longo do tempo a atividade da Emater agregou atendimento a cada vez mais novos atores, como as prefeituras, cooperativas, organizações não-governamentais (ONGs) e as próprias empresas do setor. Com mais responsabilidades e grande retorno para toda a sociedade, nada mais justo do que a cidade contribuir com as necessidades desta importante organização pública, que busca fortalecimento e modernização em prol da qualidade do serviço”, justificou Beto.

Intenção é transformar região em centro de serviços públicos

 Com a confirmação de que o escritório regional da Emater vai edificar sede própria em área doada pela prefeitura na Avenida Central do Paraná, o secretário de Obras e diretor-presidente do Idepplan, vice-prefeito Júnior da Femac, revelou que a administração municipal tem como meta fazer com que o terreno da antiga estação ferroviária do Jardim América se torne, a médio prazo, em um centro referência na obtenção de serviços públicos por parte da população. “No local, além do centro de artes e esportes, que também contará com um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), já temos edificado um superposto de saúde e, em breve, iniciarão as obras da moderna sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Apucarana e Região (Cisvir). Além do pedido por parte da Emater, o nosso prefeito já teve outras solicitações é também ofertou terreno nesta área a instituições como a Justiça do Trabalho e Receita Federal”, informa Júnior.

Além da proximidade com a área central, o Jardim América – em especial a Avenida Central do Paraná – está estrategicamente localizado em uma região com elevada densidade demográfica, sendo eixo de ligação (passagem) para moradores de diversos bairros de Apucarana.