Prefeitura de Ouro Preto expõe presépio sustentável na Praça Tiradentes

 No último fim de semana, um presépio sustentável produzido com cerca de 520 kg de latas de óleo, refrigerantes e desodorantes spray foi inaugurado na Praça Tiradentes. A obra foi construída para o lançamento do Natal Ouro da cidade, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Turismo e desenvolvimento Social, e contou com o apoio do Museu da Inconfidência e das Associações de Catadores de Ouro Preto (Padre Faria) e Mariana (CAMAR) e doação de materiais por comerciantes.

Foram gastos 28 dias e noites para a confecção da arte criada e coordenada pelo eco-designer Cristiano Sousa com parceria da chefe do setor de difusão do acervo e promoção cultural do Museu da Inconfidência, Margareth Monteiro. Houve participação dos alunos formados multiplicadores nas oficinas de Eco Design e Sustentabilidade promovidas de setembro a novembro, dentro da proposta de exposições de curta e média duração e do primeiro eixo do Programa Socioambiental do Museu da Inconfidência. O presépio pode ser apreciado até 15 de janeiro de 2014.

 SAIBA MAIS – O artista Cristiano Sousa

Cristiano Raimundo de Sousa é proprietário da empresa Andrógena, cujo principal objetivo é propor alternativas lógicas para a saúde do planeta através da reciclagem, utilizando técnicas aprimoradas para transformar o resíduo sólido em obra de arte e registro de ícones das manifestações populares. A missão da empresa é formar multiplicadores, conscientizando-os de suas potenciais habilidades racionais e emocionais como forma de geração de trabalho e renda, buscando promover a inclusão social e contribuir para a preservação do ecossistema.

A Andrógena percorreu o Brasil e países europeus oferecendo oficinas lúdico-pedagógicas para populações de baixa renda e comunidades de periferia. Suas obras de arte e adereços obtiveram destaque na emissora de televisão Rede Globo, com a produção de objetos para os cenários das novelas Cheias de Charme e Avenida Brasil. Nesta última, abordou a condição do cidadão que busca a sobrevida no lixo e enfatizou a missão de gerar trabalho e renda como forma de resgate da autoestima e respeito à cidadania. Saiba mais: www.androgena.com.br / (31) 9248-7416.