Porto Real realiza Seminário Final do PNAIC

“Práticas de Sucesso” foi o tema do evento

Resgatar os valores do passado, tornando a arte de aprender algo divertido e repleto de aventura. Esse é o lema do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC.

A abordagem foi feita pelos professores do Ciclo Básico de Alfabetização, dentro do Seminário Final PNAIC 2013, “Práticas de Sucesso”. O evento aconteceu no último sábado (7), no Horto Municipal e serviu como encerramento das atividades do ano letivo de 2013.

Houve uma mostra das experiências didáticas realizadas pelo PNAIC e pelo Ciclo Básico de Alfabetização, como os  projetos desenvolvidos durante o ano letivo pelos professores, que envolviam desde o resgate de brincadeiras antigas, passando pelo enriquecimento do vocabulário dos alunos e trabalhando o estímulo à leitura. Os alunos tiveram contato profundo com as obras de grandes nomes da literatura infantil, conhecimentos sobre o folclore, a importância da aproximação do contato humano e familiar, conceitos sobre sustentabilidade e a exploração do acervo da música popular brasileira.

O PNAIC envolveu os alunos do 1°, 2° e 3° ano do ensino fundamental, e foi realizado pelos professores e orientadores pedagógicos da rede pública de ensino. “As orientadoras de estudo Valdicéia Souza e Débora de Oliveira foram capacitadas através de um curso que aconteceu durante o ano todo. Elas reproduziram o conteúdo para os professores de Porto Real e trabalharam tudo que aprenderam com os alunos. Esse movimento de formação continuada fez com que os professores pudessem rever seus conceitos de prática pedagógica”, destacou Claudete Moraes, coordenadora do PNAIC, da secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer de Porto Real.

Os professores e orientadores tiveram 84 horas de aulas presenciais realizadas mensalmente e 26 horas de atividades complementares, desenvolvidas em salas de aula, através de pesquisas e trabalhos. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.