Porto Real participa de Salão Estadual de Turismo

O evento reuniu todos os municípios do Rio de Janeiro

Porto Real participou nos últimos dias 22, 23 e 24 de novembro, em Niterói, do Salão Estadual de Turismo 2013.  O evento reuniu os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro e trouxe atrativos turísticos, oportunidades de negócios, conhecimento sobre o setor de turismo, produção cultural, moda e gastronomia dos diversos municípios do interior fluminense. Representando a Região das Agulhas Negras, estiveram presentes, além de Porto Real, os municípios de Resende e Itatiaia. Segundo a Assessoria de Comunicação da   Secretaria de Estado de Turismo, cerca de 20 mil pessoas participaram do Salão Estadual de Turismo.

Porto Real divulgou os atrativos turísticos e a cultura do município, por meio da distribuição de folders e revistas institucionais.  Os visitantes, os guias turísticos e representantes de agências de turismo que participaram, puderam tomar conhecimento sobre o calendário de eventos de Porto Real e se demonstraram bastante interessados em conhecer a Primeira Colônia Italiana do Brasil.

 

No stand de divulgação do turismo em Porto Real esteve a turismóloga da Casa do Imigrante, Danielle Delfino. Segundo ela, muitos ficaram surpresos quando souberam da história e da vocação industrial do município: “Nós promovemos Porto Real como destino turístico do estado do Rio de Janeiro através da cultura e da gastronomia. Além disso, destacamos a vocação industrial, que caminha lado a lado com a agricultura”, ressaltou.

No domingo, o Grupo de Dança Italiana Le Piccole Ballerine da Associação Vittorio Emanuele II, se apresentou e teve uma boa repercussão entre o público: “Foi emocionante ver tanta gente aplaudindo. Muito gratificante ver um trabalho de anos ser reconhecido dessa forma”, declarou a diretora de Cultura de Porto Real, Maristela Fonseca. Segundo ela, cerca de 2 mil pessoas assistiram a apresentação do grupo de dança. Dentre eles, um representante do Consulado Italiano, que se ofereceu para promover futuras apresentações do Le Piccole Ballerine no Rio de Janeiro: “O contato é muito importante. Vamos firmar parcerias para promover Porto Real, como Primeira Colônia Italiana do Brasil”, frisou Maristela.

O evento teve a organização da Secretaria de Estado de Turismo (SeTur-RJ) e  parceria da Prefeitura Municipal de Niterói, através da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, e apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária,  Sebrae-RJ e Universidade Federal Fluminense – UFF, e, ainda, outras importantes  instituições do setor.