Porto Real e Governo do Estado em parceria pela segurança pública

Conselho Municipal de Segurança Pública de Porto Real e Quatis toma posse no Horto

Quarta-feira (4), às 19h, o Conselho Municipal de Segurança Pública dos municípios de Porto Real e Quatis foi empossado pela Coordenadora dos Conselhos Comunitários do Estado do Rio de Janeiro, a Major Cláudia Moraes. O Conselho estava inativado há três anos, e agora voltou reestruturado, sob nova diretoria. O vice-prefeito de Porto Real, José Roberto e o prefeito de Quatis, Raimundo de Souza, o Bruno, estiveram na cerimônia.

Atualmente, sessenta e cinco Conselhos Comunitários atuam do Rio de Janeiro. “É o nosso termômetro, um canal legítimo de interlocução entre a sociedade e o poder público. Deixando bem claro que não é um espaço de denúncia policial, mas uma troca de informação sobre questões estruturais da segurança pública”, declara a Major Cláudia.

O presidente do Conselho Comunitário Vicente Camilo, conhecido como Mineirinho, conta com o apoio da comunidade dos dois municípios. “Ao todo somos oito pessoas na diretoria, seis de Porto Real e duas de Quatis. Mas toda a população pode participar das reuniões. Vamos fazer uma reunião por mês em cada bairro das duas cidades”, disse Mineirinho.

O Comandante da Guarda Municipal de Porto Real, Coronel Oliveira Lima, membro efetivo do Conselho Comunitário, destaca a importância da iniciativa na melhoria da segurança do estado como um todo. “As demandas daqui da região serão comunicadas em ata aos órgãos de segurança pública do Rio de Janeiro. E a nossa voz, representada junto ao gabinete da secretaria de Segurança Pública do Rio”, explica o Coronel.

No dia dezessete de dezembro, será realizado o 1° Encontro de Conselhos Comunitários de Segurança. O evento terá o objetivo de realizar um balanço do que foi feito neste ano e lançar perspectivas para o ano de 2014. O evento acontece no secretaria de Fazenda do estado do Rio de Janeiro.