Novidades do setor e capacitação profissional marcam a terceira edição da Rio Belleza

Evento recebeu 25 mil visitantes no Centro de Convenções Sul América, no Rio

 Cursos de capacitação e gestão profissional, campeonato de manicures, congresso de estética, shows de hairstylists e participação de 110 marcas renomadas que apresentaram as novidades do ramo.  Esses foram os destaques da terceira edição da Feira Profissional  Rio Belleza, realizada nos dias 27 e 28 de outubro, no Centro de Convenções Sul  América, Cidade Nova, Rio de Janeiro.  “A feira alcançou o seu objetivo de oferecer oportunidades para a qualificação e trazer os lançamentos e novidades do setor”, disse Paulo Roberto Fonseca, diretor da Rio Belleza,  empresa que promove o evento e uma das maiores redes de cosméticos cariocas. A Feira recebeu 25 mil visitantes e estima gerar R$ 1,5 milhão em receitas, 25% a mais que no ano passado.

Rodrigo Cintra lota auditório

No show promovido pela Salvatore Cosméticos, o hair stylist e estrela do programa “Esquadrão da Moda”, Rodrigo Cintra, fez uma apresentação descontraída com demonstração de técnicas de corte e visagismo. Com o auditório lotado, o profissional fez três cortes de cabelo utilizando navalhas, trazendo leveza e pontas desconectadas em cabelos curtos e médios. Rodrigo também contou sobre sua trajetória profissional e como soube usar o marketing como estratégia para aumentar sua clientela e fazer sucesso.

 Marketing digital para o profissional de beleza

Alexandre Neves, consultor do de redes sociais e marketing digital do Sebrae, apresentou as aplicações da mídia virtual no segmento de beleza durante um workshop. “Trouxemos ações para que cada profissional construa sua rede social de forma organizada, capitalizando clientes que não conseguiriam sem a ajuda dessas mídias”, conta. Alexandre diz que muitas vezes um bom produto não é vendido pelo mau uso da internet. Ele  deu dicas de como se relacionar nas redes e no site, levando as ideias do salão a um público muito maior.

 A importância da imagem pessoal

Hairstylist e dono da Universidade do Cabelo, em São Paulo, Magno Alves mostrou em seu workshop o visagismo e a importância da estilização da imagem pessoal. Ele esclareceu que cortar o cabelo “virou uma cultura no Brasil”. Há um número muito grande de profissionais no mercado, mas é importante o cliente buscar aquele que tenha um amplo conhecimento das técnicas utilizadas para conseguir os resultados adequados e que combinem com o seu perfil. Magno apresentou o procedimento técnico que desenvolveu  ao  estudar a pessoa de acordo com suas características físicas. “Dessa forma o profissionalde beleza atinge o seu objetivo que é a fidelização do cliente”, diz o hairstylist, que já ministrou cursos na Espanha, Portugal e Argentina.

 O que os homens preferem?

A hairstylist, membro do Intercoiffure (Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros, com sede em Paris) e profissional do grupo artístico do Senac Rio,  Helena Gimenez, falou sobre as preferências masculinas de corte de cabelo.  Em seu workshop, ela apresentou as tendências de cortes masculinos para 2014 e realizoucortes na hora para que os profissionais presentes pudessem acompanhar o processo de criação. “Os cortes de cabelo curtíssimos estão em alta. Bem baixo nas laterais e, na parte de cima, com um pouco mais de volume, repicado”, disse Helena.

 Qualidade no mercado de beleza

O especialista em gestão de salão de beleza Marcelo Ribeiro apresentou um workshop ensinando a vender qualidade em produtos e serviços. “A empresa deve fazer o cliente entrar no salão e se sentir em casa, ou ate melhor”, conta Marcelo. Para isso, o profissional de beleza deve trazer serviços que não são encontrados em outros locais. “O cabeleireiro deve ter um ritual no corte de cabelo, algo diferente do normal”, aconselha. Campanhas de incentivo ao funcionário e estratégias para atrair os clientes em meses mais fracos são táticas aconselhadas pelo especialista.