Nova sinalização alerta condutores para o limite de velocidade

A Prefeitura de Apucarana deu início nesta semana à implantação de placas verticais reflexivas em diversos pontos da cidade. A meta é reforçar visualmente aos condutores os limites de velocidades permitidos na área urbana. “A ação tem contemplado inicialmente as vias com maior fluxo de veículos e faz parte do processo de modernização do trânsito que, além de melhor trafegabilidade, visa oferecer maior segurança tanto aos condutores quanto aos transeuntes”, destaca o prefeito Beto Preto (PT).

Segundo o coordenador técnico dos trabalhos e superintendente da Secretaria de Serviços Públicos, Silnei Bolonheze, com as intervenções realizadas ao longo do ano pela administração municipal, o trânsito na cidade melhorou em vários aspectos, mas em contrapartida uma pequena parcela dos condutores têm se excedido no quesito velocidade. “A segurança é uma preocupação nossa e compartilhada pelo prefeito, por isto estamos iniciando este trabalho, que envolve uma maior conscientização de todos para esta questão”, esclarece Bolonheze.

Dentre os locais que já receberam a nova sinalização estão trechos nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), Avenida Munhoz da Rocha, Rua Ponta Grossa e Rua João Antônio Braga Côrtes. “O trabalho está apenas no começo e muitos outros trechos serão contemplados a partir de agora”, destaca Bolonheze.

Segundo ele, um levantamento informal feito pelo setor observou que 90% dos condutores têm respeitado os limites em Apucarana. “Mas infelizmente esta pequena parcela restante ainda insiste em dirigir ou pilotar acima do permitido pela lei, colocando em risco a segurança de todos. Esperamos que a partir de agora todos se atenham à importância de conduzir com a velocidade preconizada pela lei”, diz o superintendente.

Outra melhoria que está sendo realizada no trânsito de Apucarana atualmente é a implantação de LRV – Linha de Retenção de Velocidade. “Este recurso chama a atenção dos condutores que, de forma instintiva, acabam adequando a velocidade ao trecho que estão trafegando”, conta Bolonheze.

Dentre os locais que já receberam a LRV estão trechos nas imediações da UPA 24 horas, Avenida Curitiba (Barra Funda) e Avenida Munhoz da Rocha. “Ao contrário das placas verticais reflexivas, que absorve um espectro mais amplo, vamos implantar as linhas de retenção apenas nos locais onde forem estritamente necessárias”, afirma. Segundo ele, além de previstas no Código de Trânsito Brasileiro, esta intervenção é inédita em Apucarana e segue orientação do prefeito Beto Preto.