Município é sede de reunião do PAM-RAN

Objetivo é preparar as empresas para grandes emergências

Porto Real

Foi realizada na manhã de quinta-feira (28), no Horto Municipal, a última reunião do ano do Plano de Auxílio Mútuo da Região das Agulhas Negras (PAM-RAN). O objetivo é somar esforços entre as empresas e as entidades governamentais, assegurando mais eficiência e conhecimento técnico no atendimento às grandes emergências.

O plano envolve nove empresas da Região das Agulhas Negras, situadas em Porto Real e Resende, além de membros da Defesa Civil dos dois municípios, sob a coordenação geral do 23°. Grupamento de Bombeiros Militar de Resende (GBM). As empresas são: Servatis, Guardian, Archroma, MAN Latin América, Pernod Ricard, Indústrias Nucleares do Brasil (UNB), Michelin, Grand Valle e PSA Peugeot Citroen.

O diretor de Defesa Civil, Cassiano Alves, afirmou a importância do PAM-RAN: “As empresas participantes têm total aval do Corpo de Bombeiros. É ele quem aciona o PAM-RAN no caso de grandes emergências”, diz.

Para o bombeiro civil Marcus Vinícius, a troca de experiências favorece bastante: “Nos tornamos multiplicadores dos assuntos aqui abordados. Respeitar os riscos e prevenir são ações importantíssimas. Devemos evitar, mas se acontecer, temos que estar preparados”.

Segundo o coordenador do PAM-RAN, Sebastião Ferreira, o plano existe na região desde 1998 e faz diversos treinamentos práticos e teóricos para os integrantes: “O objetivo do plano é atender emergências de grande porte. Quando os bombeiros da própria empresa não conseguem conter a emergência, acionam o GBM, e se isso não for suficiente, o GBM aciona o PAM-RAN”, esclarece. O coordenador afirmou que não tem conhecimento de nenhuma emergência que precisasse do auxílio do PAM-RAN nos últimos anos. Porém, diz já ter sido acionado e o conhecimento fez a diferença: “Nosso objetivo é quebrar paradigmas. Essa integração favorece e muito o trabalho de todos. Através do contato com os outros integrantes, é possível saber onde estão os recursos”, assegura.

Os integrantes do PAM-RAN operam oferecendo assessoramento, fornecimento de informações sobre os riscos e particularidades de suas unidades, participação em treinamentos, simulados e envio dos recursos solicitados pelo 23°. GBM – Corpo de Bombeiros Militar de Resende, durante as emergências.