MinC aprova obras do Centro de Artes e Esportes Unificados

Após a realização de uma oficina técnica na noite de quinta-feira na Prefeitura de Apucarana, onde atendeu a interessados do poder público e sociedade civil, esclarecendo dúvidas sobre editais e o novo sistema para cadastro de projetos junto ao Ministério da Cultural (MinC) do Governo Federal, a técnica do Regional Sul e assessora do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), Clara Cristina Zitkoski, realizou uma visita “in loco” às obras do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que está em fase final de construção em área cedida pela prefeitura na Avenida Central do Paraná, ao lado da Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão.

“É uma obra maravilhosa, bárbara, que em breve estará sendo ocupada pela população. Apucarana está de parabéns pelo local escolhido e pelo zelo na execução”, avaliou a técnica. Ela destacou o envolvimento da Fundação Cultural e Turismo de Apucarana (Funcap) para com o projeto e falou sobre os objetivos da iniciativa. “Faço votos de que quando em atividade, este CEU encontre a ação, a articulação que o Governo Federal preconizou, entre a comunidade e o órgão público”, disse, salientando que embora o espaço tenha como público alvo crianças e jovens, estará sempre aberto a todas as pessoas, independente de idade. “Quem quiser poderá ter acesso à biblioteca, aos serviços do CRAS que vai funcionar junto, à área para o cuidado da saúde (exercícios físicos), entre outros equipamentos”, comenta.

O CEU integra num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania.

Segundo destaca o diretor-presidente da Funcap, Ednei Mansano, o CEU de Apucarana será gerenciado em parceria por diversas secretarias municipais, entre elas as pastas da Juventude, do Esporte e Lazer e da Assistência Social. “A obra já está praticamente toda concluída e todo o mobiliário já em licitação. A previsão é inaugurarmos este centro no mês de janeiro, dentro das festividades dos 70 anos de Apucarana”, informa Mansano. Em sua concepção, quando em funcionamento o espaço “vai revolucionar a área cultural de Apucarana e região”.

Senso Cultural – Apesar de entrar oficialmente em funcionamento somente a partir de janeiro do ano que vem, a Fundação Cultural e Turismo anuncia a realização de um senso da cultural no local. A atividade vai acontecer todas as quartas-feiras, às 19h30, de 13 de novembro a 18 de dezembro. “Convidamos todos os artistas e grupos culturais para que compareçam ao CEU nestas datas para efetivar cadastro junto a Funcap para que possamos já definir um calendário de atrações permanentes que serão promovidas no espaço”, comunica Ednei Mansano, diretor-presidente da Funcap.

O CEU – O total do investimento na edificação do Centro de Artes e Esportes Unificados de Apucarana, com recursos do MinC e contrapartida municipal, é de R$1.583.823,69. O terreno tem 3 mil metros quadrados e somente de área construída são 1.034 m2. No bloco maior, que tem 404 m2 de construção, haverá um cine teatro com 60 lugares, camarim e cabine de controle, telecentro, biblioteca e área para exposições. O outro bloco, com 203 m2, abrigará o Centro de Referência da Assistência Social Geraldo César de Souza (CRAS I). Já as atividades esportivas serão desenvolvidas na quadra coberta que tem área construída de 426 m2 e na parte externa da estrutura, que contará ainda com pista de skate, equipamentos de ginástica, pista de caminhada e playground.