Laboratório de moda é encerrado com apresentação de produtos

Os primeiros resultados do Laboratório de Criação de Moda foram apresentados nesta quinta-feira (31/10), no encerramento da primeira etapa do curso, realizado nas dependências do polo de Apucarana do Cesumar. Na oportunidade, as oito empresas participantes mostraram os produtos  elaborados com a ajuda da nova ferramenta. O laboratório de moda é uma realização do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Arranjo Produtivo Local (APL Bonés), contando ainda com o apoio da Prefeitura de Apucarana.

De acordo com a consultora de moda do Sebrae, Ana Paula Balthazar, o laboratório iniciou no mês de agosto e teve cinco encontros, totalizando 10 horas de atividades. Participaram empresas dos segmentos de moda juvenil, moda masculina e feminina, bonés, uniformes e plus size (roupas tamanho extra). Os participantes tiveram acesso ao site pago www.usefashion.com e a outros endereços eletrônicos gratuitos, onde puderam pesquisar produtos e coleções. “Eles puderam acompanhar tendências, comportamento e temas para as próximas coleções de inverno e verão”, afirma a consultora.

O laboratório de moda também abordou estratégias de desenvolvimento da coleção e levou orientações de aplicação das informações pesquisadas no desenvolvimento de produtos. “Trabalhamos os temas para a próxima coleção de inverno, o like a boy, cross over, nova exuberância e volumes modernos”, afirma, salientando que as empresas participantes desenvolveram produtos com essas temáticas.

A consultora informa ainda que também foram repassadas aos participantes informações sobre eventos e feiras. “Durante o laboratório, foram acontecendo as semanas de moda de Milão, Paris, Nova York e Londres. Fomos constatando que as tendências que estávamos pesquisando já estavam sendo apresentadas nas passarelas”, observa.

NOVOS PRODUTOS - O modelista Luiz Antônio Vidotto, da Italia Milano, aproveitou o laboratório para desenvolver novos produtos – bolsa e boné – para um dos clientes da empresa. “O laboratório dá uma base boa para a gente desenvolver os produtos. Pesquisamos e optamos por laços grandes, pedraria e modelagem ampla. Agora, vamos encaminhar as peças para aprovação do cliente, que trabalha com a marca Ostentação”, explica o modelista.

O consultor do escritório do Sebrae em Apucarana, José Henrique Martins, afirma que os empreendedores, ao longo do tempo, foram sentindo a necessidade de terem departamentos de criação de moda estruturados dentro da própria empresa. “Com isso, o processo de criação deixou de se basear apenas na inspiração, mas passou a municiar os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de produtos com informações”, frisa.

A 2ª etapa do laboratório de criação de moda prevê cursos técnicos de Corel Draw, modelagem computadorizada, desenho técnico, estilismo, produção de moda e styling. Mais informações no Sivale, pelo telefone (43) 3422-0930.