Hospital de Porto Real recebe capacitação sobre aleitamento materno

Treinamento é necessário para que unidade receba o título de Amigo da Criança

Cerca de 300 funcionários do Hospital Municipal Francisco de Assis, em Porto Real, estão recebendo treinamento para que a unidade receba o título de IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança). As capacitações, que começaram em outubro deste ano, seguem até meados de 2014. Nos últimos dias 10 e 11 de novembro, 30 profissionais foram treinados sobre o aleitamento materno.

A médica pediatra Maria Conceição Salomão, avaliadora do Hospital Amigo da Criança do Ministério da Saúde e responsável por este treinamento, ressalta a importância do assunto: “É muito importante entendermos os benefícios do aleitamento materno, tanto para a mãe quanto para o bebê. Os profissionais de saúde devem estar envolvidos, resgatando esta cultura do aleitamento materno”, declara a médica.

São oito módulos em 20 horas de capacitação, envolvendo aulas teóricas e práticas. “Nosso objetivo é fortalecer as ações de aleitamento materno no município, buscando a promoção, a proteção e o apoio”, destaca Jociléia Martins, coordenadora do Aleitamento Materno de Porto Real.

Assuntos como a família e a sociedade, a aproximação entre mães e  bebês desde o parto, através do contato pele a pele; o prejuízo causado pelo uso de chupetas e mamadeiras; a introdução precoce de substitutos do leite materno e a necessidade da livre demanda, que é o bebê mamar sem hora e sem tempo, foram abordados na capacitação.

Segundo a coordenadora do PAISMCA ( Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente),Maria Lúcia Pineschi, é muito importante que os profissionais de saúde promovam a ação: “Nós temos um grupo de apoio às gestantes e mães, que acontece nas unidades de saúde. Os profissionais devem estar preparados e as mães, solícitas às informações que são dadas durante o pré-natal”, diz. A coordenadora afirma que o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês, e somente após esse período deve haver a introdução de alimentos. Ela afirma ser esta a recomendação do Ministério da Saúde e que o aleitamento deve ocorrer até os dois anos de idade.

Atualmente sete unidades de saúde de Porto Real possuem o título de Unidade Amiga da Amamentação. A IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) foi criada em 1990 pela OMS e UNICEF, em 1992 e segue um  conjunto de metas criadas com o objetivo de resgatar o direito da mulher de aprender e praticar a amamentação com sucesso.

A IHAC está inserida na Estratégia Global para Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância criada em 2002 pela OMS/UNICEF, que busca apoio renovado à amamentação exclusiva, do nascimento aos seis meses de vida.