Escolas municipais recebem material esportivo em Apucarana

A Secretaria da Juventude e a Autarquia Municipal de Educação (AME), da Prefeitura de Apucarana, realizaram nesta quarta-feira (20/11) entrega de materiais esportivos que serão utilizados nas aulas de educação física nas 36 escolas da rede municipal. O ato, que aconteceu no salão nobre do prédio administrativo central, reuniu diretoras e coordenadoras escolares e contou com a presença do prefeito Beto Preto (PT), do secretário da Juventude, Paulo Kisner, da diretora-geral do Centro da Juventude, Jossuela Pinheiro e do diretor-presidente da AME, Fernando José de Freitas.

“Vemos o esporte nas escolas como uma oportunidade da criança desenvolver disciplina, crescimento intelectual. Foi um ano que travamos muitas lutas, mas que também obtivemos muitas vitórias. Quero aproveitar a ocasião e agradecer a todas aqui presentes pelo trabalho que realizaram ao longo do ano. Juntamente com suas equipes fizeram muito mais do que o esperado, mesmo diante das dificuldades”, disse Beto.

O material esportivo foi adquirido com recursos na ordem de R$300 mil oriundos de receitas próprias da Autarquia de Educação e atendem às áreas da recreação, da coordenação motora, psicomotricidade e esportes da base escolar, como basquetebol, voleibol, futsal, bola queimada, entre outros. Ao todo serão beneficiados 8 mil alunos. “Houve uma certa demora para esta entrega oficial pois além do processo licitatório, tivemos que recusar um primeiro lote enviado pela empresa, devido a baixa qualidade dos materiais”, relata professor Paulo Kisner. De acordo com ele, projetos maiores serão implementados em 2014. “Vamos trabalhar para a aquisição de traves, tabelas de basquete, redes, entre outros equipamentos, deixando tudo em uso para que possamos desenvolver um trabalho pedagógico ainda mais consistente na área esportiva”, destacou o secretário. De acordo com ele, com o PSS (Processo de Seleção Simples), a administração municipal também espera contratar mais profissionais para melhorar o nível da educação física escolar.

Representando todas as instituições municipais, a diretora da Escola Municipal Papa João XXIII, Roselena Carmélia Laverde Guirro, recebeu simbolicamente o material das mãos do prefeito Beto Preto.

Assuntos gerais – O encontro serviu para que o prefeito Beto Preto realizasse uma espécie de consulta geral de satisfação junto às gestoras educacionais e debatesse temas gerais sobre o ano letivo. “Com isto conseguimos agilizar questões pendentes, sobretudo relacionadas a pequenas obras e reparos necessários aos prédios escolares”, disse o prefeito. De acordo com ele, a Autarquia de Educação deve divulgar nos próximos dias um projeto que vai contemplar cada uma das escolas da rede municipal com um “pacote de obras”.

Para o início do ano letivo de 2014, o prefeito também garantiu – além do kit básico do material escolar, já entregue neste ano – a entrega dos uniformes escolares. “A licitação tem início nesta semana e até lá teremos tudo pronto”, informou Beto.

O diretor-presidente da AME, professor Fernando José de Freitas, enalteceu o trabalho das diretoras e coordenadoras escolares ao longo do ano. “Acompanhei a luta e a angústia perante as dificuldades, por isto quero enaltecer a dedicação de todas e anunciar que trabalhamos firme na reformulação da grade curricular”, frisou.

Ao concluir o encontro, o prefeito de Apucarana lembrou que dos 575 professores da rede municipal, atualmente 120 estão cursando pós-graduação dentro do Programa de Formação Continuada da Educação, da Autarquia Municipal de Educação. “Alguns poucos estão criticando por não realizarmos o seminário de Educação neste ano, mas em contrapartida estamos oferecendo a oportunidade da pós-graduação, que certamente tem muito mais valor e o professor vai certamente poder reverter este novo conhecimento com maior ênfase junto ao ensino”, pontuou Beto. A meta da administração e estender a oportunidade da pós a todos os educadores até o final do mandato.