Escola trabalha na prática projetos de educação ambiental

A Escola Municipal Augusto Weyand vem realizando um projeto pedagógico que está levando aos alunos a importância de preservar o meio ambiente onde vivemos. “A iniciativa mostrar na prática, tudo o que eles viram na teoria em sala de aula e em livros didáticos. Desta forma conseguimos que eles interiorizem o aprendizado, o saber de que ajudando a conservar a natureza, teremos um mundo mais saudável”, observa professora Eliane Felício de Souza Tonin, responsável pelo setor de projetos pedagógicos da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana (AME).

Em recente atividade, os alunos realizaram plantio de várias árvores próximo à nascente existente no Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas. “Com ajuda de uma estagiária do curso técnico em Gestão Ambiental e seus professores, levamos nosso alunos até o local próximo à nascente, passamos pelo viveiro, onde cada criança ganhou uma muda de araucária, passamos pela trilha existe na mata próxima, onde conheceram muitas espécies de vegetação. Neste mesmo trajeto, ouviram atentamente as explicações dos técnicos sobre a importância da mata ciliar para a preservação das nossas águas.

Foi uma atividade multidisciplinar que envolveu muitos conteúdos e projetos trabalhados em sala de aula. De acordo com a professora, a imersão prática foi concluída com a correlação prática e teórica do aprendizado levado por dois projetos de “Educação Ambiental”. “Um patrocinado pela CCR Rodonorte e outro sobre o projeto Copati “Pingo d”Água”, patrocinado por um consórcio de municípios da bacia do Rio Tibagi”, disse.

O prefeito Beto Preto (PT) destaca a qualidade da educação municipal. “São atividades como estas que dão a dimensão real do valor dos recursos humanos que temos. Com garra e criatividade, mesmo diante das dificuldades herdadas, neste ano o professorado e toda comunidade escolar, APMFs, fizeram muito por nossa educação. Temos hoje a melhor merenda escolar do Paraná, segundo avaliação do próprio MEC, e com a mais absoluta certeza, aliado aos esforços administrativos e gerenciais dispensados em nosso primeiro ano mandato, vamos todos encerrar o exercício letivo com grandes avanços, sempre visando a educação de qualidade às nossas crianças”, disse Beto.