Escola de música da AMAN se apresenta em Porto Real

Mais de 200 pessoas estiveram presentes

Mais uma etapa das Manobras Escolares 2013 da EsSA (Escola de Sargentos das Armas) foi realizada em Porto Real no último fim de semana. O evento foi realizado no Horto Municipal e contou com a apresentação dos alunos do Curso de Formação de Sargentos Músicos da Escola de Sargentos de Logística  do Rio de Janeiro.

Um repertório variado foi apresentado. Desde músicas militares, conhecidas como dobrados até temas de produções cinematográficas, passando por canções populares, como funk, sertanejo universitário, pagode e forró; a população conferiu no último sábado em Porto Real.

Os alunos, que já possuíam algum tipo de talento para a música, passaram por uma seleção nacional, que envolveu mais de 350 candidadatos. Após a seleção, os alunos escolhidos ingressaram na EsSA no mês de janeiro e se formam no próximo dia 29 de novembro. A escola de música traz conteúdos teóricos e práticos e ao final do curso os alunos aprovados são lotados conforme sua classificação. Em Porto Real, 50 alunos se apresentaram com um repertório musical escolhido por eles mesmos.

O Major Malveira, da Assessoria de Comunicação da AMAN afirma a importância da música para a vida militar: “A música é alma da tropa. Ela eleva a moral,o espírito da Equipe”, assegura. Para o Subtenente Vilmar Sampaio, o mestre da banda, seus objetivos foram alcançados: “Nosso objetivo foi atingido. Mesclamos o repertório e escolhemos músicas que pudessem agradar a todo tipo de público”, destaca.

O evento contou com a presença de um público variado. Crianças, jovens, adolescentes, idosos e adultos, das mais diversas faixas etárias apreciaram o repertório apresentado pela Banda de Música da AMAN. A fisioterapeuta, Cíntia Marques, moradora de Porto Real, foi uma das que prestigiaram a apresentação: “Eu não pude deixar de conferir. Não imaginava que teriam um repertório tão diversificado, tão popular. É um privilégio estar aqui. A gente olha e vê crianças, adolescentes,idosos. Está agradando a todo mundo”, exalta.

A Diretora de Cultura, Maristela Fonseca diz que Porto Real recebeu um belo presente com a presença da banda: “A noite foi maravilhosa. O repertório foi muito bem escolhido. Tenho certeza que agradou a todo mundo”, finaliza.