Diretor do Museu da Inconfidência participa do 6º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais

O diretor do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), Rui Mourão, participa da Mesa-redonda Exposições temporárias e itinerantes: novas abordagens aos acervos dos museus, durante o 6º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais, às 9h desta terça-feira, 5 de novembro, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Com entrada gratuita, o evento é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais.

O tema deste ano é Programa de Exposições: planejamento, gestão, pesquisa e comunicação e tem como objetivo apresentar diretrizes para um trabalho eficiente de organização de projetos de exposições. O assunto é baseado na Lei 11.904/2009, que instituiu o Estatuto de Museus e estabelece a obrigatoriedade da elaboração do Plano Museológico em todos os museus brasileiros, tema que foi abordado no 5º Encontro Estadual de Museus, no ano passado.

O ENCONTRO - Minas Gerais conta hoje com mais de 320 museus e, a exemplo de outros estados brasileiros, trabalha na consolidação do seu Sistema Estadual de Museus. A principal iniciativa nesse intuito é a realização dos Encontros de Museus de Minas Gerais. O 1º Encontro, realizado em 2005, teve como principal proposta a criação do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais.

Posteriormente, as discussões foram orientadas pela análise da minuta do Projeto de Lei de criação do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais e a criação de uma comissão responsável pela redação final do projeto de lei e seus encaminhamentos oficiais. Nos últimos anos, especialmente a partir de 2004, com a criação do Sistema Brasileiro de Museus (SMB), nota-se uma crescente articulação pela organização, desenvolvimento e valorização das instituições museológicas brasileiras.

Duas ações políticas do governo federal no campo museológico fortalecem a importância cultural da grande e diversificada rede de museus espalhada por todo o território nacional: a criação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e a instituição da lei que define o Estatuto de Museus. Mais informações em www.cultura.mg.gov.br.