CREA-PR alerta sobre a manutenção dos condomínios de veraneio para evitar surpresas desagradáveis durante a temporada de férias

Com a chegada do período de férias, muitos moradores de Curitiba e do interior do Paraná viajam para passar a temporada em seus imóveis nos municípios do litoral paranaense.

Para evitar surpresas desagradáveis ao chegar no local, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) relembra a importância de efetuar manutenções anuais dos equipamentos instalados nas residências, seguindo o manual dos fabricantes.

Entre os itens que devem ser observados estão: verificar as condições dos elevadores instalados nos condomínios e verificar com o síndico se as manutenções mensais estão sendo realizadas, verificar as condições das instalações elétricas e hidráulicas da unidade e dos equipamentos instalados nas áreas comuns. Um exemplo são as bombas de recalque instaladas para levar a água até a caixa, onde é necessária a vistoria para conferir as condições do equipamento. Além disso, a manutenção das piscinas, higienização das caixas d’água e aplicação de produtos para o controle de pragas, entre outros.

“É fundamental que o condomínio programe a intensificação da rotina de ações de manutenção e conservação dos equipamentos. É importante destacar que os serviços técnicos de instalação, inspeção e manutenção devem ser realizados por profissionais devidamente habilitados do CREA-PR, com o registro da respectiva ART que deve ser exigida pelos síndicos”, informa o facilitador do Núcleo Leste do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREA-PR, engenheiro civil Maurício Bassani.