CRAS da Vila Reis oferece atendimento de “Proteção Social Básica” no período noturno

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) José Ferreira de Souza, do distrito de Vila Reis, está inovando no atendimento à comunidade envolvida no programa “Proteção Social Básica”. As famílias assistidas estão sendo atendidas no período noturno, visando facilitar o acesso a esse serviço previsto na política nacional de Assistência Social.

O atendimento em horário diferenciado visa atender especialmente aquelas famílias que não podem comparecer ao CRAS  durante o dia por motivos de trabalho. Os encontros foram programados para quatro terças-feiras consecutivas, com duração de 1 hora e meia. O primeiro deles já aconteceu no último dia 20 e a exemplo do que irá acontecer nas outras três etapas, foram prestados acompanhamentos pedagogo e psicológico às famílias. Os pais, por exemplo, aprendem a desenvolver novas habilidades para empregar na educação de seus filhos, bem como a estruturar a dinâmica familiar.

A participação da psicóloga está voltada a passar aos pais orientações sobre a educação dos seus filhos, abordando, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente. Paralelamente, a pedagoga e as assistentes administrativas trabalham com as crianças separadamente. A parte final é reservada a um momento de interação entre pais e filhos, quando é serviço um lanche especial.
A Proteção Social Básica é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) visando à prevenção de situações de risco por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
Essa “Proteção” prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos.  O CRAS da Vila Reis está localizado na Rua Curitiba, ao lado do número 25. Telefone – 3456-1569.