Conselheiros do CMDCA tomam posse e escolhem novo presidente

Os titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) tomaram posse nesta sexta-feira (25/10), em ato realizado no gabinete do prefeito de Apucarana, Beto Preto. Na mesma oportunidade, Caio Augusto Pezarini Salinet foi escolhido, por aclamação, como novo presidente do conselho para o biênio 2013-2015.

Criado em 1991, o CMDCA –  órgão normativo, consultivo, deliberativo e controlador da Política de Atendimento à Infância e Juventude – é composto de forma paritária. São16 conselheiros (titulares e suplentes) indicados pelas entidades e outros 14 que representam os órgãos governamentais. “Respeitando a série histórica, existe uma alternância na direção do conselho. Quando a presidência está com as entidades, a vice fica com um representante governamental e assim vice-versa”, explica o prefeito Beto Preto.

O novo presidente eleito é servidor público, lotado na Secretaria Municipal da Fazenda, enquanto o vice-presidente – Wagner Liboni – é conselheiro titular que representa o Centro de Integração e Capacitação de Crianças Adolescentes e Adultos Allan Kardec (Ciccak). Também foram escolhidos os nomes de quem ocupará os cargos de tesoureira e secretária do conselho. São, respectivamente, as assistentes sociais Patrícia de Oliveira Vecchi e Camila Andreia de Melo Agrella.

“Quero agradecer o trabalho dos conselheiros que estão terminando o mandato e desejar sucesso aos que estão assumindo. Com relação ao trabalho desenvolvido pelas entidades, só agradecer é pouco. Quero ressaltar a disponibilidade, a solidariedade, a filantropia, o amor ao próximo. O que vocês fazem sobrepõem ao que o poder público pode fazer”, enfatizou o prefeito de Apucarana.

Atualmente, fazem parte do  CMDCA o Grupo Soma, Apae, Casa do Dodô, Cepes, Ciccak, Casa, Comander e Edhucca, além dos representantes governamentais (secretarias municipais de assistência social, saúde, esporte, fazenda e mulher).