CNTA Afins anuncia combate nacional aos acidentes de trabalho no setor de Bebidas

Após lançar Cartilha dos Frigoríficos com novas normas para o setor, entidade nacional inaugura sala de apoio no Rio de Janeiro para ampliar representatividade dos trabalhadores da categoria da Alimentação

Em comemoração aos 25 anos da entidade, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins), realizou nessa quarta  (27/11), encontro nacional com dirigentes das entidades sindicais dos trabalhadores da categoria da Alimentação no hotel Royal Tulip, em São Conrado, no Rio de Janeiro (RJ). Evento, que vai até essa quinta, também lançou o inédito Perfil dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação no Brasil e a Cartilha dos Trabalhadores do Setor Frigorífico no Estado. Advogados de cerca de 150 entidades sindicais participantes do evento decidirão no dia 28, possível ação coletiva para fins de correção do FGTS no período de 1999 a 2013. Atualmente, a CNTA Afins representa 1,6 milhão de trabalhadores da Alimentação no País, sendo 58,5 mil localizados só no RJ.

A exemplo do trabalho voltado para o setor frigorífico no período de 2004 a 2013, que resultou na conquista da Norma Regulamentadora nº 36 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a confecção da Cartilha dos Frigoríficos esse ano, a CNTA Afins anuncia a realização de trabalhos específicos para o setor de Bebidas em nível nacional. O objetivo da entidade é criar uma norma regulamentadora específica para o setor com a intenção de prevenir e reduzir acidentes e doenças ocupacionais. O setor possui quase 145 mil trabalhadores no País, com 15,5 mil profissionais localizados no RJ.

“Uma das principais conquistas que tivemos junto aos trabalhadores da Alimentação foi a NR36 (concluída em abril de 2013). Vimos a necessidade de levar mais saúde e segurança para os trabalhadores do setor, com cobranças ao governo e aos empresários. Em 2014, vamos iniciar um trabalho efetivo para o setor de bebidas, assim como nos frigoríficos, para tentarmos elaborar uma NR porque esse é segundo setor que mais causa acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em nossa categoria”, comenta o presidente da CNTA Afins, Artur Bueno de Camargo, que há 21 anos está a frente da entidade.

Sobre o planejamento das atividades da confederação para o próximo ano, a CNTA Afins anuncia o complemento da organização das Secretarias Nacionais da Alimentação (criadas em 2012), a criação do departamento internacional da confederação, o lançamento de campanha nacional de sindicalização e a criação de cursos de formação de dirigentes sindicais. A entidade também inaugurou nessa segunda (25/11), uma sala de apoio em Petrópolis (RJ).

 “Esse evento e a comemoração dos 25 anos da CNTA, para nós, é muito importante, primeiro porque é um momento de reflexão do trabalho realizado  e isso é fundamental para avaliarmos nosso desempenho e apresentarmos novos projetos. Vimos que inovar é preciso, pois as entidades continuam e nós passamos, por isso, é importante sempre preparar novas lideranças sindicais para que elas possam dar continuidade aos trabalhos e representar os trabalhadores a altura que eles merecem. A mensagem que deixo aos trabalhadores da Alimentação é que eles tenham plena certeza de que todo nosso trabalho é feito pensando no bem estar deles, pensando na melhoria das condições de trabalho e de vida”, destaca Bueno, que há 35 anos trabalha no movimento sindical.

Correção do FGTS

Para encerrar o evento, a CNTA Afins irá realizar nessa quinta (28/11), o VII Encontro dos Profissionais de Direito das Entidades Sindicais dos Trabalhadores da Categoria da Alimentação, que discutirá a possibilidade de ação coletiva da categoria para fins da correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pela inflação, no período de 1999 a 2013.

 Programação:

9h às 11h30 reunião dos profissionais de Direito das entidades sindicais da  categoria dos trabalhadores da Alimentação, dirigentes sindicais e colaboradores  em geral para avaliar a tendência da Justiça referente à correção do FGTS dos trabalhadores e outros direitos.

 Local: Royal Tulip Rio de Janeiro – Rua Aquarela do Brasil, n° 75, São Conrado – 22610-010 – Rio de Janeiro – Brasil