Cida é eleita vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, é o novo presidente do consórcio

Foi realizada na manhã desta terça-feira (10), a reunião para a escolha do novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública com Cidadania do Médio Vale do Paraíba Fluminense (CISEGCI).

Além da prefeita Cida, estiveram presentes ao evento os prefeitos Bruno de Souza (Quatis), Luís Carlos Ypê (Itatiaia), José Rechuan Júnior (Resende), Jonas Marins (Barra Mansa), José de Arimatéia (Pinheiral) e Luiz Antônio (Piraí).

Prefeitos da região que compõem o consórcio e não puderam comparecer, enviaram representantes.

Durante o evento, foi divulgado o balanço de um ano de presidência do prefeito de Resende, Rechuan, que assumiu o posto em dezembro do ano passado. Ele ressalta a importância da integração entre os municípios: “É necessária uma relação de afinidade com a segurança do estado, a polícia. Temos que ser referência de segurança”, declara.

Após a divulgação dos dados, começou a eleição para a escolha do novo presidente do consórcio. Algumas alterações no estatuto, como a definição de uma sede administrativa e equipe fixa para a entidade foram discutidas. O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, foi eleito o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública. A nova gestão passará a vigorar no próximo dia 1° de janeiro e se estende pelos próximos três anos. Conforme decisão dos componentes do grupo o mandato que anteriormente era de apenas um ano, agora coincidirá com o final do governo de cada prefeito. Outra novidade é a decisão pela estruturação de uma equipe administrativa fixa. No entanto, a sede continuará sendo itinerante, conforme ficou decidido, acompanhando o prefeito gestor.

Jonas foi eleito por aclamação. Ele demonstrou empolgação com a parceria com a prefeita Cida, eleita a vice-presidente.

“Ter uma mulher, mãe, que conhece as necessidades da população, é um diferencial. Vamos contar com uso da tecnologia, destacando a prevenção, firmando os alicerces, superando as dificuldades”, frisa o prefeito Jonas.

A prefeita Cida encarou o desafio com muita naturalidade: “Vamos trabalhar com honestidade e dignidade. O trabalho será árduo, mas é para o benefício de cada um de nós. Nós vamos lutar pelo combate às drogas, à prostituição, em benefício da qualidade de vida de cada cidadão”, assegura. O comandante da Guarda Municipal de Porto Real, Coronel Oliveira Lima também se mostrou satisfeito com o pleito: “Esse é um compromisso com toda a região do consórcio. Preocupar-se com a segurança pública é algo presente nas mídias e deve fazer parte da pauta da sociedade”, avalia.

O CISEGCI foi criado em 2011 e teve como presidente e vice, respectivamente, os ex-prefeitos de Barra Mansa, José Renato Bruno, e de Quatis, José Laerte. O consórcio é composto pelos seguintes municípios: Resende, Quatis, Porto Real, Itatiaia, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Barra Mansa, Rio Claro, Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores e Vassouras.