Centro da Juventude inicia aulas de natação

Um ano e maio após ser inaugurada, finalmente a Secretaria da Juventude da Prefeitura de Apucarana está podendo fazer uso da piscina semi-olímpica existente no Centro da Juventude Alex Mazaron. “Entregue à toque de caixa em momento pré-eleitorial, a obra não foi bem finalizada pela empreiteira. Inaugurada pelo então gestor até mesmo sem a autorização do Governo do Estado, através da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (que financiou a obra), ao assumirmos o governo em janeiro deste ano foi um susto atrás do outro, onde nos deparamos com diversos problemas na execução, entre eles a piscina, que apresentava grave vazamento”, recorda o prefeito Beto Preto (PT). Ele destaca que apesar do imprevisto, a atual administração não desanimou. “Colocamos sempre como objetivo o melhor para a comunidade e com muito trabalho colhemos agora mais esta vitória. A piscina já pode ser usada por nossos jovens para a prática da saúde”, anuncia o prefeito.

Localizado no Jardim Diamantina, o centro atende a uma região onde muitos jovens, principalmente entre 12 e 18 anos, encontram-se em situação de vulnerabilidade social. “Foi uma luta grande. Intimamos a empreiteira responsável a solucionar o problema, mas no final tivemos mesmo que contratar uma empresa terceirizada para resolver”, informa professor Paulo Aparecido Kisner (Paulão), secretário da Juventude. “Além de vazamentos que impediam o nível de água adequado para o uso, identificamos fissuras camufladas com silicone”, lamenta o secretário.

Com a ativação da piscina, já tiveram inicio as aulas de natação. Gratuitas e abertas a jovens de todas as idades, elas acontecem duas vezes por semana com turmas às terças e quintas e quartas e sextas. Na parte da manhã as turmas são nos horários das 9 às 10 horas e das 10 às 11 horas. Já na parte vespertina, os horários são das 14 às 15 horas e das 15 às 16 horas. “Ainda há turmas com vagas e os interessados devem procurar inscrição com rapidez, pois são limitadas”, esclarece professor Paulão.

Instalada em área aberta, a piscina do Centro da Juventude de Apucarana não dispõe de aquecimento, por isto a temporada de aulas já tem data prevista para encerramento. “Vamos manter as atividades de natação até o dia 30 de março”, comunica o secretário. Ele frisa que os alunos são assistidos por profissionais de educação física professores de natação.

O local - Construído pelo Governo do Paraná em terreno doado pela Prefeitura de Apucarana, o Centro da Juventude atende a jovens com idades entre 12 e 18 anos. Com 1,7 mil metros quadrados de área construída, tem biblioteca, laboratório, sala de informática, auditório, salas multiuso, praça, teatro de arena, pista de skate, ginásio poliesportivo e piscina semi-olímpica, além de profissionais em áreas como psicologia, pedagogia, assistência social, entre outras. O endereço é Rua Piratininga, s/n. Para informações sobre matrículas em cursos já disponibilizados, basta ligar para o número telefônico 3424-0629, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.