Aulão de capoeira na praça marca Dia da Consciência Negra

Cerca de 120 estudantes participaram nesta quarta-feira (20/11) de um aulão de capoeira, na Praça Rui Barbosa. A atividade, organizada pelo Centro da Juventude e pela Autarquia Municipal de Educação (AME) em parceria com o Sesc, marcou o Dia da Consciência Negra. A capoeira faz parte da cultura afro e a aula, coordenada pelo professor Cristiano Skada, contou com alguns instrumentos típicos, como o berimbau, além de uma série de movimentos e de muita ginga.

De acordo com Paulo Kisner, secretário municipal da Juventude, participaram do aulão alunos das escolas municipais Albino Biacchi, Bento Fernandes Dias, José de Alencar e Karel Kober. “Além deles, tivemos a presença de alunos do projeto de capoeira do Centro da Juventude e também de um grupo de estudantes que integram um projeto de capoeira mantido pela Prefeitura de Novo Itacolomi”, afirma.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Educação, Fernando José de Freitas, destacou a importância da atividade enquanto prática cultural e, especialmente, esportiva. “O esporte deixa o corpo e a mente mais saudáveis.  Traz também grandes lições para a vida, de superação, união e de tolerância, que serão grandes diferenciais quando esses estudantes forem adultos”, assinala.