ATLETA CEGA MAIS RÁPIDA DO MUNDO MINISTRA PALESTRA PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE APUCARANA

O 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Apucarana promoveu para seu efetivo, no auditório da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas -FECEA, às 09:30h do dia 22/11/2013, uma palestra motivacional com a atleta paralímpica Terezinha Guilhermina.

A atleta, juntamente com seu guia Guilherme Santana, emocionou os bombeiros ao dar um verdadeiro exemplo de motivação contando a história de sua vida. Ela é uma portadora de deficiência visual que perdeu a visão mas não o sonho de correr atrás da vida e da felicidade.

Com garra, determinação e intensa dedicação, se tornou uma atleta paralímpica brasileira especializada nas corridas de 100, 200 e 400m razos. Possui em seu currículo aproximadamente 300 medalhas, as quais foram conquistadas em 13 anos de carreira, sendo as principais:

- 06 medalhas em paralimpiadas;

- 03 recordes mundiais nas provas de 100, 200 e 400 metros;

- tricampeã mundial na prova dos 200 metros;

- bicampeã nas provas dos 100 e nos 400 metros.

Além destas vitórias, ela também está no livro dos recordes como a “atleta cega mais rápida do mundo”.

De acordo com o comandante do 4º SGBI, Major Hemerson Saqueta Barbosa, a pressão da rotina diária no atendimento de ocorrências, muitas vezes acaba esgotando as forças e o ânimo dos bombeiros, pois a cobrança por resultados positivos, muitas vezes é forte demais e acaba deixando alguns companheiros com pouco entusiasmo para realizar suas ações do dia a dia.

O Major Saqueta avaliou a palestra como de suma importância para fortalecer a motivação de seu efetivo, pois ele entende e sabe muito bem que manter uma equipe animada e comprometida com os resultados esperados não é tarefa fácil.