Aserfa garante cemitérios em ordem para Finados

Visando o Dia de Finados, a Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), com apoio de servidores das secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente, concluiu nesta quinta-feira (31/10) o trabalho de manutenção e limpeza geral dos cemitérios municipais. Para as famílias, o prazo para realização de reformas já havia esgotado no último sábado, dia 26.

Segundo assegurou o diretor-presidente da Aserfa, Franscisley Godoi, o Poim, as famílias que forem visitar entes ou amigos sepultados, tanto nos dois cemitérios da sede – Saudade e Cristo Rei – quanto no cemitério do Distrito de Pirapó, vão encontrar uma realidade positiva. “Com planejamento, desde o início deste ano já realizamos grandes melhorias, mas em especial nesta semana realizamos um mutirão de trabalho que deixou tudo realmente bem limpo e organizado, para atender ao fluxo de pessoas que todos os anos nesta data convergem em grande número para estes locais”, observa Godoi.

De acordo com informações da Aserfa, já a partir desta sexta-feira (01/11), Dia de Todos os Santos, uma missa em memória às pessoas já falecidas acontece às 21 horas, no Cemitério Cristo Rei. A celebração será feita pelo Padre Lino. “No sábado, Dia de Finados, teremos várias missas programadas. Serão quatro ao longo do dia no “Cristo Rei”, e outras pela parte da manhã no Cemitério da Saudade e do Pirapó”, convida o diretor da Aserfa.

Somente no Cemitério Cristo Rei, onde estão sepultadas aproximadamente 30 mil pessoas, são esperados pelo menos 40 mil visitantes. “Com equivalência, também são esperadas milhares de visitantes no Cemitério da Saudade, onde estão sepultadas cerca de 7 mil pessoas, e no do Distrito de Pirapó, onde cerca de mil pessoas foram enterradas”, comenta Godoi.

Conforme acontece todos os anos, a fiscalização municipal alerta que só poderão atuar nas imediações dos cemitérios os vendedores ambulantes que se cadastraram antecipadamente junto à associação da categoria. A venda de velas, nestes locais será exclusiva do Asilo São Vicente de Paula, cuja renda será revertida em favor da manutenção das atividades da entidade. “Eu e toda a equipe da Aserfa, com apoio da Guarda Municipal, vamos estar de plantão todo este final de semana. À disposição dos visitantes para atendimento de qualquer necessidade”, conclui Fransciley Godoi, o Poim. O telefone da Aserfa é o 3422-1053.