Araguaia Shopping recebe ação pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Iniciativa, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, tem o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, por meio da Coordenação Estadual de DST/Aids, leva a ação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids ao Araguaia Shopping. Com o objetivo de incentivar o diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis, nesta sexta-feira (29), será montado um estande, onde será feito um teste rápido. O horário de funcionamento será das 14 às 18 horas.

Todas as pessoas que quiserem poderão fazer o exame. Tanto o teste rápido de HIV quanto o de Sífilis detectam as doenças em cerca de 20 minutos. Para isso, basta realizar uma picada na ponta do dedo e colher uma gota de sangue. O diagnóstico precoce auxilia no tratamento, uma vez que a pessoa imediatamente passa a ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar.

“O exame é simples, rápido e indolor, realizado com privacidade e sigilo. Em ambos os casos, o diagnóstico precoce possibilita tratamento em tempo adequado, evita a transmissão de mãe para filho e a infecção de parceiros”, afirma Advan Miranda, coordenador do Programa Estadual DST/Aids.

Incentivar a conscientização sobre a doença e reforçar a necessidade do atendimento integral e de qualidade aos portadores do vírus. Foi com esse objetivo que a Assembleia Mundial de Saúde criou, há 25 anos, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.

Serviço: Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Data: 29 de novembro
Horário: 14 às 18 horas
Local: R. 44, n° 399 – Setor Central