Apucarana viabiliza curso técnico em saúde bucal

Dentro de 10 meses, a cidade de Apucarana vai poder contar com mais 36 profissionais na área técnica em Saúde Bucal. Em uma conquista do Departamento de Odontologia da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS), junto ao Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (SESA), teve início na noite de segunda-feira (04/11), no Polo Presencial Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso Técnico em Saúde Bucal (TSB).

Devido a compromissos oficiais em Brasília, na aula inaugural o prefeito Beto Preto (PT) esteve representado pelo diretor do Departamento de Odontologia, Dr. Luis Carlos Caramori, que destacou a dimensão da capacitação. “O último curso neste setor aconteceu há sete anos e objetiva não só o aperfeiçoamento dos profissionais que já atuam na área, mas também a formação de técnicos para seja na rede pública, seja na rede privada, atingindo até mesmo aqueles que nunca atuaram na área”, pontua Caramori.

Distribuído em três módulos, as aulas do curso técnico acontecem de segunda a sexta-feira, sempre no período noturno, nas dependências do polo presencial da UAB. “Os professores do curso serão os doutores Marcelo Machado da Ponte e Emídio Bachiega, do nosso quadro de profissionais”, comunica o gestor da AMS.

Caramori destaca que a rede municipal de odontologia está muito bem servida em Apucarana e que o número médio de atendimentos mensais é de 10 mil pacientes. “Temos em nosso quadro 38 dentistas, 40 técnicos e auxiliares em saúde bucal que atuam distribuídos em 25 unidades básicas de saúde (preventivo) e também no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que atua em casos mais complexos como tratamento de canal, cirurgias, radiologias, entre outros procedimentos”, detalha o diretor. De acordo com ele, da nova turma de TSB, grande parte dos alunos são oriundos da sociedade. “São poucos os da rede pública, pois do atual quadro, 80% já possui a formação técnica”, destaca.

Outras informações sobre o atendimento odontológico oferecido pela Autarquia Municipal de Saúde podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, pelo telefone 3422-5888.